Folha de S. Paulo


Cofundador da Tesla quer criar sistema de túneis para aliviar trânsito

Bret Hartman / TED
Elon Musk em conferência em Vancouver
Elon Musk em conferência em Vancouver

Elon Musk, o visionário por trás das empresas Tesla e Space X, falou na sexta (28), na TED, em Vancouver, sobre sua nova firma, ou hobby: criar um novo sistema rodoviário de túneis para aliviar o trânsito de grandes cidades.

O empresário também anunciou planos de construir mais quatro fábricas de baterias de lítio-íon, usadas em seus carros elétricos de luxo e como unidades de armazenagem de eletricidade para casas e empresas.

Atualmente, a Tesla tem uma fábrica de baterias num terreno de 400 hectares no deserto de Nevada, conhecida como Gigafactory. Ao ser questionado sobre quantas fábricas de baterias de lítio-íon seriam necessárias para acabar com a nossa dependência em combustível fóssil, Musk respondeu "apenas umas 100".

Nascido na África do Sul e com cidadania canadense e americana, Musk é um dos maiores visionários do Vale do Silício de hoje. Cofundador do PayPal, ele criou a SpaceX, empresa espacial com contratos com a Nasa e planos de chegar a Marte, e ajudou a fundar a Tesla, do qual é o presidente-executivo, uma fabricante de carros de luxo elétricos que recentemente passou em valor de mercado as gigantes GM e Ford.

O engenheiro bilionário também está envolvido em outras companhias, como a de energia solar SolarCity e a firma de pesquisa em inteligência artificial OpenAI. Recentemente, ele financiou uma competição para um novo tipo de transporte de alta velocidade apelidado de "hyperloop".

Durante a entrevista de 40 minutos no TED, Musk falou sobre seu novo hobby, a The Boring Company, com a qual pretende construir uma "rede de túneis 3D" em Los Angeles, onde mora e onde fica a sede da SpaceX.

Um vídeo futurístico foi exibido com carros na rua entrando em elevadores subterrâneos e sendo carregados pelos túneis em cima de plataformas individuais. "Não há limites para os níveis de túneis que podemos fazer", disse.

A velocidade poderia atingir até 200 km/h, reduzindo para seis minutos um trajeto penoso de 50 minutos entre centro da cidade e seu principal aeroporto. Musk falou que a firma toma apenas 2% ou 3% de seu tempo e é liderada por estagiários e funcionários que trabalham meio período. "E compramos máquinas de segunda mão", disse. "Ainda assim, estamos fazendo avanços."

Musk comentou sobre o futuro dos carros que dirigem sozinhos, já que os modelos da Tesla possuem autopilotos. Ele disse que compartilhar veículos autônomos será inevitável, parte dos negócios e fundamental para aliviar congestionamentos. E ainda fez mais uma promessa: "Até o final do ano, queremos fazer um carro autônomo ir de Los Angeles a Nova York".

Conhecido por seus projetos ambiciosos de colonizar Marte nas próximas décadas, Musk disse que é preciso incentivar e inspirar o desenvolvimento tecnológico porque o progresso não acontece automaticamente e sim ao contrário. Como exemplo, ele citou o programa espacial americano, que foi de chegar à Lua em 1969 e hoje depende dos russos para chegar à Estação Espacial.

"É importante ter um futuro que é inspirador. Se o futuro não inclui nós entre as estrelas, sendo uma espécie interestrelar, eu acho o futuro incrivelmente depressivo", disse. "Não estou tentando ser o salvador de ninguém. Só estou tentando pensar num futuro que não seja triste."


Endereço da página: