Folha de S. Paulo


Samsung lança o Galaxy S8, primeiro top de linha após crise com baterias

A Samsung anunciou nesta quarta (29) o novo Galaxy S8, principal smartphone da marca, cujo lançamento vinha sendo aguardado desde a Mobile World Congress, em fevereiro, quando a sul-coreana não mostrou grandes novidades na sua linha de produtos. É o seu primeiro smartphone top de linha lançado após a explosão das baterias do Note 7, que causou graves danos à imagem da empresa.

A principal inovação do aparelho é a tela Infinity Display, que praticamente eliminou as bordas do aparelho, com 5.8" no S8 e 6.2" na versão Plus, ambas Quad HD+, com resolução 2960×1440. Além da tela maior, o dispositivo eliminou o botão Home, sempre presente nos aparelhos da linha. A funcionalidade continua, não como um botão físico, mas apenas usando o toque na tela.

Outro recurso que chamou a atenção na apresentação é o Bixby, um assistente pessoal baseado em voz e toque, que promete entender o contexto do pedido do usuário, que deve ser confirmado com um toque na tela.O assistente é acionado por um botão na lateral do aparelho e é capaz de acionar câmera, contatos e configurações. A empresa diz que pretende integrar aplicativos de terceiros e mais funções ao longo do tempo.

Durante a apresentação, o Bixby executou uma tarefa simples de compartilhar a localização com um contato e não parece ter comovido a platéia.

SEGURANÇA

Passando pelo grande teste para se recuperar do desastre das baterias do Galaxy Note 7, a palavra "segurança" foi agregada à apresentação das baterias, de 3.000mAh no S8 e 3.500 no Plus. Por duas vezes durante a apresentação, os porta-vozes usaram a palavra "seguro" para se referir ao aparelho.

Em termos de segurança de dados, o S8 também tem inovações. Além do leitor de impressão digital, na traseira do aparelho, traz desbloqueio de telas e aplicativos usando reconhecimento facial e de íris.

Usando a câmera frontal, o aparelho é capaz de reconhecer o dono fotografando os olhos. O reconhecimento facial também pode ser usado para sair do modo descanso e desbloquear a tela. A empresa ainda revelou que esse recurso poderá ser usados em substituição às senhas nos aplicativos de bancos parceiros e do próprio Samsung Pay, seu próprio sistema de pagamentos.

A câmera também foi aprimorada. A frontal deve aparecer na linha com 8 MP, autofoco inteligente e abertura de 1.7, a mesma da câmera traseira, que tem tecnologia Dualpixel e 12 MP. Com 4 GB de RAM e processador octacore, ele promete ser até 10% mais rápido que o S7.

O S8 deve ser lançado na Coreia do Sul e mercados selecionados em 21 de abril. Ainda não há data nem preços anunciados para o Brasil.

REALIDADE VIRTUAL

Ainda no evento de lançamento do S8, a Samsung mostrou a segunda geração da câmera Gear 360, que agora é capaz de fazer vídeos imersivos em 4K e um upgrade do óculos Gear VR.

Segundo a própria fabricante, o dispositivo é compatível com os principais aparelhos da marca. O lançamento conjunto de um smartphone com tela de altíssima resolução e uma câmera capaz de filmar em 4K mostra a aposta da marca em conteúdo imersivo. "Queremos conectar as pessoas com experiências que elas ainda nem conhecem", disse Koh Dong-jin, presidente da divisão mobile da empresa, durante o evento.

COM FIO OU SEM FIO

Outros dispositivos revelados na conferência foram o DeX e o Connect Home. O primeiro é uma espécie de pod, que conecta o smartphone com um monitor, mouse e teclado e o "transforma" em desktop, facilitando o uso de aplicativos como editor de texto e imagens, sem precisar fazer a transição de arquivos do computador para o celular.

Já o Connect Home é a aposta da empresa na Internet das Coisas, um modem que é capaz também de se comunicar com dispositivos inteligentes na casa e concentrar o gerenciamento deles em um app chamado Samsung Connect.

O DeX, segundo a Samsung, deve chegar ao Brasil junto com o S8. O Connect, no entanto, nem foi anunciado para a imprensa brasileira.

*

Reprodução
Novo Galaxy S8, anunciado pela Samsung nesta terça
Novo Galaxy S8, anunciado pela Samsung nesta terça

FICHA TÉCNICA

Galaxy S8
OS Android 7.0
Rede LTE Cat. 16*
Dimensões 148.9 x 68.1 x 8.0 mm, 155g
Processador Octa core (2.3 GHz Quad + 1.7 GHz Quad), 64 bit, 10 nm
Memória 4 GB RAM
Tela 5.8" (146.5 mm)1 Quad HD+(2960×1440), (570 ppi)
Câmera Traseira: Dual Pixel 12 MP OIS (F1.7), Frontal: 8 MP AF (F1.7)
Bateria 3,000 mAh

Galaxy S8+
OS Android 7.0
Rede LTE Cat. 16*
Dimensões 159.5 x 73.4 x 8.1 mm, 173 g
Processador Processador Octa core (2.35 GHz Quad + 1.9 GHz Quad), 64 bit, 10 nm
Memória 4 GB RAM
Tela 6.2" (158.1 mm)1 Quad HD+(2960×1440), (529 ppi)
Câmera Traseira: Dual Pixel 12 MP OIS (F1.7), Frontal: 8 MP AF (F1.7)
Bateria 3,500 mAh


Endereço da página:

Links no texto: