Folha de S. Paulo


Mario Kart na vida real? Vai demorar um pouco, diz Nintendo

Vídeo do 'Maricar'

A única coisa que falta ao provedor de um serviço de Mario Kart em tempo e tamanho reais parece ser uma licença da Nintendo.

Uma disputa judicial no Japão está ameaçando fechar uma empresa que oferece passeios de kart em veículos parecidos com os retratados pela série de videogames responsável por número incontável de casos de cãibra nas mãos. A Nintendo afirma em um processo judicial apresentado na sexta-feira em Tóquio que a empresa em questão, a MariCar, está oferecendo passeios de kart em estilo Super Mario sem sua permissão.

A MariCar oferece aos seus clientes a oportunidade de percorrer as ruas de Tóquio vestidos de Mario, Luigi ou outros habitantes do Reino do Cogumelo. Além de karts para locação, a empresa oferece macacões como o de Mario, bigodes, e sapatos com luzes de LED. As pessoas que quiserem dirigir pela cidade ouvindo a música tema do videogame podem alugar alto-falantes Bluetooth. (Mas se você quiser moedas de ouro, terá de levar as suas.)

Reprodução
Cena do jogo
Cena do jogo "Mario Kart: Double Dash!!", do GambeCube

Em seu processo contra a MariCar, a Nintendo acusa a empresa de usar seus personagens sem permissão. Kenichi Sugimoto, porta-voz da Nintendo, disse que já havia advertido a MariCar anteriormente sobre o uso dos personagens, "mas não recebemos uma resposta de boa fé".

A MariCar afirmou em comunicado que havia discutido os seus serviços com a Nintendo e consultado especialistas em questões jurídicas que determinaram que seus serviço não representam violação da propriedade intelectual da Nintendo. A empresa também disse que sua esperança era colaborar com a Nintendo.

O comunicado acrescentava que o tráfego gerado pela notícia do processo havia sobrecarregado seu site e sistemas de comunicações, e levado alguns aspirantes a Mario e Luigi a se perderem temporariamente nas ruas.

"Não conseguimos nem mesmo imaginar qual seria o custo de uma disputa judicial contra uma empresa famosa no mundo inteiro", o comunicado afirma. "Temos medo de que nossos negócios sejam imensamente afetados".

A Nintendo costuma manter firme controle sobre seu hardware e software. Mas o valor de Mario, Luigi, Link e de todos os demais integrantes de seu elenco virtual atraiu atenção renovada depois que o "Pokémon Go" se tornou grande sucesso no mercado mundial de games para celulares, no ano passado. Para o jogo, a Nintendo deixou de lado sua tradicional estratégia de operar sozinha e formou parceria com uma startup norte-americana para levar seu conteúdo às telas dos celulares, demonstrando que tinha o potencial de lucrar com seus famosos personagens em ambientes incomuns.

A Nintendo anunciou no final de 2016 que abriria áreas temáticas Nintendo nos Universal Parks & Resorts de Osaka, Japão; Orlando, Flórida; e Hollywood. Mario e seus amigos vão ser o principal destaque.

"Os visitantes vão sentir que estão jogando dentro de seus games favoritos ", a empresa afirmou em release, "e dessa vez na vida real".

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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