Folha de S. Paulo


'Pokémon Go' e 'Super Mario Run' impulsionam vendas na loja da Apple

Os gastos de consumidores na App Store, loja de aplicativos da Apple, subiram em 40% em 2016 —impulsionados por jogos como "Pokémon Go" e "Super Mario Run". O resultado amplia a receita de serviços da empresa em um momento de crescimento lento nas vendas do iPhone.

Os pagamentos a desenvolvedores de apps, depois da comissão da Apple, subiram a mais de US$ 20 bilhões no ano passado com a aceleração do crescimento na China, disse a empresa. "2016 foi um ano de recordes para a App Store", afirmou Phil Schiller, vice-presidente mundial sênior de marketing da Apple.

De acordo com o "Financial Times", a receita da Apple com gastos de consumidores com aplicativos, que ultrapassou US$ 8 bilhões no ano passado, não foi suficiente para compensar totalmente a queda de 12% nas vendas do iPhone para US$ 136,7 bilhões no ano fiscal de 2016. No entanto, as receitas globais dos serviços cresceram 22% em 2016, para US $ 24,3 bilhões.

POKÉMON GO
Veja as principais notícias sobre o app

Nos últimos meses, a Apple vem destacando as receitas de serviços on-line como a App Store, iCloud e Apple Music a fim de contrabalançar as preocupações de Wall Street quanto ao iPhone, que registrou sua primeira queda de vendas no ano passado.

Mas apesar da queda no volume de vendas do smartphone, o número total de pessoas que têm e usam aparelhos da Apple continuou a crescer, o que ajudou a sustentar o ímpeto da App Store.

"Nos primeiros anos da App Store, boa parte do crescimento era propelido pela ampliação na base instalada de smartphones e tablets", disse Jack Kent, analista da IHS Markit. "Mas agora, com o amadurecimento do mercado, é perceptível que o sucesso da Apple se baseia em elevar a receita auferida com os usuários existentes."

Os desenvolvedores, que dividem com a Apple a receita por seus apps em base de 70%-30%, registraram alta de pelo menos 40% em seu faturamento em cada um dos últimos três anos. O total faturado por eles na App Store já ultrapassa os US$ 60 bilhões desde que a loja foi lançada em 2008, o que segundo os analistas supera o faturamento total do segmento na Google Play, a loja de aplicativos do Android.

"A receita da Apple com a App Store superou a do setor como um todo", disse Danielle Levitas, analista da App Annie, uma empresa que pesquisa o mercado móvel.

Incluindo Android e iOS, o mercado total de apps cresceu em cerca de 24% no ano passado, disse Levitas, com gastos de mais de US$ 50 bilhões de parte dos consumidores.

Além dos jogos, que continuam a ser a categoria de apps mais lucrativa, Levitas disse que apps de viagens e entretenimento haviam demonstrado forte crescimento no ano passado.

Tradução de PAULO MIGLIACCI

Caçada urbana


Endereço da página:

Links no texto: