Folha de S. Paulo


Em falta nos EUA, novo console da Nintendo alimenta nostalgia

Reprodução
NeoClassic
Anúncio do NES Classic Edition, reedição do console da Nintendo

Quando ouviu dizer que a Nintendo estava planejando reproduzir seu emblemático console de videogames Nintendo Entertainment System para a temporada de festas deste ano, Emily Bradbury fez uma anotação em sua agenda e programou um alerta em seu celular.

Ela não estava interessada em comprar o console para os filhos. Queria comprá-lo para o marido.

"Ele tem 40 anos e cresceu brincando com um Nintendo", disse Bradbury. "É uma coisa nostálgica".

Desde que foi lançado, em 11 de novembro, o NES Classic Edition, versão reduzida do console original que chegou ao mercado da América do Norte em 1985, se tornou um dos presentes mais procurados do ano. O produto se provou especialmente popular junto aos membros mais velhos da geração milênio e aos membros mais jovens da geração X, que talvez vejam no produto um sistema de videogame que poderão compartilhar com os filhos –se é que não decidirão brincar sozinhos.

O console está à venda por US$ 60, vem acompanhado por um controlador original e carrega em sua memória interna 60 jogos clássicos, entre os quais Super Mario Bros., Donkey Kong, Legend of Zelda e Tecmo Bowl.

Mas essa viagem ao passado veio acompanhada por algumas dores de cabeça. A Nintendo está demorando a atender a demanda pelo novo produto, o que resulta em sobrepreço brutal no mercado de revenda, que inclui sites como o eBay, no qual o NES Classic Edition vem sendo oferecido por até US$ 390. Esse sobrepreço certamente ganhará ainda mais atenção nesta segunda-feira (28), quando outras marcas e cadeias de varejo cortam seus preços para a Cyber Monday, a versão online da Black Friday.

Na data do lançamento, a maioria dos grupos de varejo, como a Amazon e a GameStop, esgotou seus estoques do produto quase imediatamente. (O comércio já estava aceitando pré-encomendas no terceiro trimestre.) A Wal-Mart conseguiu reter um pequeno estoque do produto, oferecido online em pequenos lotes por meio de promoções instantâneas, nas duas últimas semanas. Em cada uma dessas ocasiões, os consoles colocados à venda foram todos vendidos em apenas dois minutos.

Bradbury recebeu o alerta em seu celular e tinha a data marcada em sua agenda, e tentou comprar o NES Classic Edition na Amazon e Wal-Mart, mas não agiu em tempo. Solicitou até a ajuda de amigos para procurar o produto em lojas das redes Target e Best Buy em Wichita, Kansas, a cidade grande mais perto de sua casa. Mas eles tampouco conseguiram comprar o console.

"Eu achava que o produto interessaria só a nós, pessoas de 40 e poucos anos, e não atrairia grande atenção", disse Bradbury, que é diretora de serviços aos integrantes da Kansas Press Association, uma organização setorial de jornais do Kansas. "Fiquei pasma".

Mas Michael Pachter, analista da Wedbush Securities, disse não estar surpreso com a intensa demanda ou com a baixa oferta, que ele considera como uma manobra deliberada da Nintendo para capturar atenção, já que a empresa sabia que poderia reabastecer os estoques do varejo antes que as compras da temporada de festas acabem.

NOSTALGIA

"O Classic está esgotado por três motivos: é nostálgico. É barato. E a Nintendo claramente o produziu em número insuficiente", afirmou Pachter em e-mail, acrescentando que "mas haverá tempo de sobra para reabastecer os canais de vendas. Eles podem ter perdido a Black Friday, mas não perderão o Natal".

Em comunicado, a Nintendo disse que estava "trabalhando duro para atender à demanda dos consumidores".

"Haverá um fluxo firme de consoles adicionais ao longo da temporada de festas e até o começo do ano novo", o comunicado informa. A Nintendo se recusou a acrescentar outros comentários.

David Cole, presidente-executivo da DFC Intelligence, uma empresa de pesquisa de mercado, disse que muita coisa dependia da capacidade da Nintendo para atender a demanda nas próximas semanas. A empresa vai lançar um novo produto, o Nintendo Switch, em 2017, e espera que ele venha a compensar as vendas baixas do Wii U e os efeitos de sua entrada tardia no mercado de jogos para aparelhos móveis. O Pokémon Go, lançado alguns meses atrás, é propriedade parcial da Nintendo, foi o primeiro esforço da companhia no segmento de jogos para aparelhos móveis, e se provou um imenso sucesso.

Cole disse que os compradores estão adquirindo o NES Classic Edition principalmente por nostalgia, mas ele acredita que o console tem o potencial de tornar os consumidores mais velhos interessados em futuros produtos da Nintendo.

"Eles realmente perderam sua identidade de marca, nos dois últimos anos", disse Cole. "E esse lançamento foi perfeito para trazê-la de volta".

Mas o plano só funcionará, ele acrescenta, caso a Nintendo consiga abastecer o varejo antes que a temporada de festas acabe.

"Se não conseguirem, terão realmente perdido uma oportunidade", ele disse. "A demanda pode não persistir em 2017".

Jim Silver, editor do TTPM, um site que resenha brinquedos, disse que produtos nostálgicos foram grande sucesso este ano, e que o varejo reconhece que muitas das pessoas que foram crianças nos anos 80 agora estão começando a criar famílias. Ele aponta para produtos como os bonecos das linhas Stretch Armstrong, Strawberry Shortcake e Teddy Ruxpin, que estão todos voltando ao mercado com sucesso. O NES Classic Edition não é diferente.

"Não são crianças de oito anos dizendo que querem jogar Zelda", disse Silver. "São adultos dizendo que aqueles eram seus jogos favoritos, e eles querem jogá-los de novo".

Tradução de PAULO MIGLIACCI


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