Folha de S. Paulo


Especialistas ensinam criadores digitais a construir marca própria

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Danielle Noce, do I could Kill for Desert ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM*** ORG XMIT: AGEN1311152255036128 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Danielle Noce, youtuber e consultora do mercado digital

Cada vez mais pessoas fazem da produção de conteúdo para o YouTube sua profissão, mas o que diferencia os amadores dos profissionais? De acordo com os youtubers e consultores do mercado digital Danielle Noce e Paulo Cuenca, é preciso ser uma marca. "Se você está na internet fazendo conteúdo e não quer encarar seu trabalho como um produto, é melhor desencanar", diz Danielle.

No evento sobre cultura digital youPIX CON, ocorrido em 28 de setembro, o casal deu algumas dicas de como se tornar uma marca atrativa para conquistar audiência e anunciantes. Confira:

- TENHA UM DIFERENCIAL

É muito difícil começar hoje no YouTube e ser o primeiro a fazer alguma coisa. Como um canal sobre os mesmos assuntos dos pioneiros mais famosos pode se diferenciar?

Um exemplo positivo é o canal de Julia Tolezano, JoutJout Prazer. Ela entrou no ramo de crônicas do cotidiano, mas com enfoque próprio, ponto de vista diferente, e conquistou o espaço dela. É possível ter conteúdo criativo dentro de nichos saturados.

- FREQUÊNCIA

Se você não tem frequência, você não existe. Pode ser um post por dia, um por semana, um por mês. Não existe certo e errado, e sim achar um tom a que seu público responda positivamente.

- COERÊNCIA

A coerência é a liga do seu conteúdo, define o que você é. Precisa ser não só na linguagem, mas também na identidade visual, no conteúdo, em tudo. Coerência é credibilidade, um dos maiores valores dos produtores de conteúdo, sem isso, passam a ser só celebridades.

- DEFINA SEUS PRINCÍPIOS

Pra ser uma marca, você precisa ter bem definido seus "hell yes" e "hell no", o que faria com certeza e o que não faria de jeito nenhum.

Pense quais são as marcas que mais têm a ver com você. Todos usamos milhões de marcas e produtos, ache quais são os seus e vá atrás. Seu consumidor sabe quem é você, não vale a pena ser falso, autenticidade é muito importante.

- AUTENTICIDADE

Se precisar forçar a barra para encaixar uma empresa no seu conteúdo, melhor deixar esse dinheiro passar, que mantendo sua identidade vai acabar vindo mais depois. Se a empresa tiver um posicionamento alinhado ao seu, tem mais chance de acontecer.

- SEJA ATIVO

Se ofereça, podem não aceitar fazer projeto com você no início, mas vão passar a te conhecer, pode dar certo.

- DELEGUE

Se ganhar dinheiro, antes de comprar a Mercedes, monte uma equipe. A longo prazo é mais lucrativo, o ambiente fica menos amador. Mas delegue até o limite que não afete sua autenticidade, tem que ir até onde você tenha controle.

Não tem como contratar alguém ainda? Terceirize o não mesmo assim. Se quiser evitar constrangimentos em negociações, basta criar um e-mail falso para ser seu produtor.

- NÃO TENHA MEDO DE MUDAR

Autocrítica é fundamental. Ser autêntico não significa ser sempre igual, afinal, você é uma pessoa. Não dá pra ter 30 anos e seguir igual a quando tinha 15.

- SAIBA COMO COBRAR

Cobrar demais não é bom porque vão contratar outro, mas cobrar muito pouco dá impressão de amadorismo. Se você não sabe quanto vale seu trabalho, finja que é outra pessoa, ligue pra uma agência, descubra quanto outros na sua faixa de importância cobram e se espelhe.

Seu preço deve levar em conta: a mídia que você vai gerar, custos de produção (tem que contar, por exemplo, o desgaste do material, uma coisa nem sempre lembrada), talento (valor imaterial, é a maior parte) e autorização de uso da sua imagem.


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