Folha de S. Paulo


BlackBerry vai terceirizar produção de smartphones para empresa indonésia

Gustau Nacarino/REUTERS
BlackBerry vai terceirizar o desenvolvimento e design de seus smartphones
BlackBerry vai terceirizar o desenvolvimento e design de seus smartphones

A BlackBerry vai terceirizar o desenvolvimento e design de seus smartphones, uma categoria de produtos em que foi pioneira, com a empresa canadense apostando em softwares e gerenciamento de dispositivos rivais, disse a companhia nesta quarta-feira (28).

As ações da empresa avançaram mais de 5%, com investidores aprovando a decisão de se afastar da deficitária unidade de dispositivos, em que a BlackBerry passou de líder de mercado para uma posição bem atrás de rivais como a Apple

As notícias surgiram com a companhia noticiando uma queda mais acentuada que o esperado na receita trimestral.

Embora já ocorresse alguma terceirização de fabricação, a companhia completará a transição completa para fora do negócio de hardwares no fechamento do ano fiscal, que acaba em fevereiro, disse o presidente-executivo, John Chen. A empresa irá, em vez disso, obter uma parte em dispositivos vendidos por parceiros.

A companhia assinou um acordo com a BB Merah Putih, da Indonésia, para produzir, distribuir e promover os aparelhos da marca naquele país, seu maior mercado para dispositivos. A BlackBerry disse que também estava no estágio final de negociações para um acordo similar na China e trabalhando em várias iniciativas na Índia.

Com isso, a empresa canadense vai se se concentrar em softwares e serviços, afirmou em comunicado.

Em julho, a BlackBerry anunciou que deixaria de fabricar seu clássico telefone com teclado físico como parte de seu processo de modernização.

A BlackBerry disse que a receita de serviços e softwares foi de US$ 156 milhões no segundo trimestre encerrado em 31 de agosto, ante US$ 105 milhões do negócio de dispositivos.


Endereço da página:

Links no texto: