Folha de S. Paulo


Teste Folha

Câmera e fone sem fio dão ar novo ao iPhone 7

Apesar de ter ganhado um novo algarismo e de ter perdido a conexão para os fones de ouvido, a geração 7 de smartphones da Apple é, no quesito estética, praticamente indistinguível da anterior, que era composta pelo iPhone 6S e pelo iPhone 6S Plus.

A Apple vinha mantendo o padrão de uma reforma na fachada a cada nova geração. Ainda assim, isso não quer dizer que a Apple não mereça louros pelo design.

À venda desde sexta (16) nos EUA e em 27 países, ainda sem data de chegada ao Brasil, o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus têm o mesmo formato e tamanho da versão anterior -com telas de 4,7 e 5,5 polegadas, respectivamente-, mas são à prova d'água.

Mesmo o botão home (abaixo da tela), que agora é diferente, não aparenta. A empresa substituiu o que sempre foi uma tecla por um sensor achatado que detecta diferentes níveis de pressão.

O sensor tem um motor de vibração, que tenta (com insucesso) replicar a sensação do antigo botão home.

Os iPhones continuam demasiado grandes para o tamanho da tela —a última versão ganhou imperceptível melhoria no brilho. Comparando o iPhone 7 Plus ao concorrente Note 7, da Samsung, o primeiro tem altura de 158 mm com tela de 5,5 polegadas e o segundo, 153 mm e 5,7 polegadas. Não é pouca diferença.

A versão Plus tem duas câmeras traseiras: dois sensores iguais, mas duas lentes diferentes —uma grande-angular, para um campo de visão mais largo, e uma teleobjetiva, para distâncias.

Assim, é possível fazer um zoom de duas vezes. Também dá para fazer dois cliques simultâneos, um com a lente "aberta" (equivalente a uma objetiva de 28 mm) e outro com a lente "fechada" (56 mm), e escolher a melhor imagem após o registro.

Em ambos os aparelhos, a resolução da câmera principal foi mantida em 12 Mpixels, com estabilização ótica (atributo anteriormente restrito ao iPhone de tela maior). A frontal, por sua vez, passou de 5 Mpixels para 7 Mpixels.

Os iPhones novos são capazes de criar arquivos RAW, um "negativo digital" que permite manipulação.

A Apple não ofereceu para teste a nova versão dos fones que vêm junto com o novo iPhone, os EarPods com cabo Lightning. Eles se conectam ao celular na mesma entrada do carregador. O iPhone 7 só aceita fones sem fio ou com a conexão Lightning, salvo pelo uso do adaptador.

Fones sem fio, os AirPods começam a ser vendidos no mês que vem no Brasil por R$ 1.399 e se conectam ao celular por Bluetooth.

Eles aguentam só cinco horas de reprodução sem recarregar, e a bateria na sua caixa transportadora é suficiente para cerca de quatro cargas. O estojo é recarregável com o mesmo cabo do iPhone.

Retirar um dos fones do ouvido funciona como comando para o celular interromper o que estiver tocando. É interessante a conexão dos AirPods aos demais dispositivos Apple, como iPad, Mac ou Watch.

Uma boa notícia é a "aposentadoria" dos modelos de armazenamento interno de só 16 Gbytes. Agora, as versões menos caras do iPhone vêm equipadas com 32 Gbytes, o que ainda é pouco.

O sistema embutido nos celulares é o iOS 10, com alteração no aplicativo de mensagem (função de conteúdo oculto e novas capacidades multimídia). Na tela de bloqueio, acabou a função "deslizar para desbloquear", e as notificações podem ser apagadas num toque.


Endereço da página:

Links no texto: