Folha de S. Paulo


Apple apresenta iPhone 7 à prova d'água e sem grandes inovações

A Apple apresentou nesta quarta-feira (7) a nova geração dos seus smartphones, composta pelo iPhone 7 e pelo iPhone 7 Plus que serão lançados no dia 16 nos EUA e outros 27 países –Brasil não incluído.

A empresa americana, que vive um momento turbulento por causa de escrutínio fiscal pela Comissão Europeia e por fracos resultados nos dois trimestres passados, não impressionou durante o evento, realizado em San Francisco.

Os aparelhos têm visual praticamente inalterado em relação aos antecessores, mas são à prova d'água. Foram feitos os esperados incrementos em processamento e câmera, e há ligeiras melhorias em vida de bateria e no brilho e nas cores da tela.

É possível dizer que o ponto alto da apresentação foi a revelação do primeiro game para celular da série Mario, da Nintendo. "Super Mario Run" chegará em dezembro para iPhone e iPad e terá o conhecido estilo plataforma, em 2D, e modo multijogador.

Stephen Lam/AFP
SAN FRANCISCO, CA - SEPTEMBER 07: Shigeru Miyamoto, creative fellow at Nintendo and creator of Super Mario, speaks on stage during an Apple launch event on September 7, 2016 in San Francisco, California. Apple Inc. is expected to unveil latest iterations of its smart phone, forecasted to be the iPhone 7. The tech giant is also rumored to be planning to announce an update to its Apple Watch wearable device. Stephen Lam/Getty Images/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
Shigeru Miyamoto, criador do "Super Mario", a Nintendo, fala durante apresentação da Apple

A maior diferença dos novos iPhones é a ausência da entrada para fones de ouvido. Para funcionar com os aparelhos, um fone ou alto-falante precisa ser ora dotado de tecnologia sem fio (bluetooth), ora conectado por meio da mesma porta usada pelo cabo do carregador, chamada Lightning.

A empresa vai incluir na compra de cada novo iPhone um fone de cabo Lightning e um adaptador que permitirá o uso dos convencionais. A partir do fim de outubro, a Apple venderá por US$ 159 (cerca de R$ 500) seus novos AirPods, parecidos com os tradicionais EarPods, mas sem fio.

A fabricante diz que a atitude tem como objetivo economizar espaço no compacto corpo do smartphone, além de abandonar uma tecnologia analógica em nome das digitais.

Evolução do iPhone

"[A interface] está aí há mais de cem anos. Precisamos de coragem para dar um passo à frente e fazer o melhor para todos nós", disse Phil Schiller, executivo responsável pelo marketing da companhia, durante o anúncio.

Alguns observadores afirmam que o movimento tem como maior motivação forçar consumidores a adquirir novos acessórios —o que propulsiona o faturamento e os relacionamentos com fabricantes parceiras.

A Apple controla a Beats Electronics, de áudio, desde 2014, quando sua aquisição por US$ 3 bilhões. Novos fones Beats foram anunciados em conjunto com os novos celulares.

O grande diferencial dos AirPods é o fato de serem "verdadeiramente" sem fio: a unidade da esquerda e a da direita são independentes uma da outra. Isso é interessante do ponto de vista de funcionalidade –é possível usar um só lado um de cada vez; ambos são equipados com microfone–, mas também torna o diminuto e caro acessório ainda mais propenso a quedas e perdas. "Não faz sentido ficarmos atados a um dispositivo móvel", disse Schiller.

Os AirPods têm cinco horas de vida de bateria. O recarregador é um pequeno estojo que é alimentado também por um cabo Lightning e que, desconectado, tem a capacidade de armazenar cerca de quatro cargas dos fones (totalizando 24 horas de uso, segundo a Apple).

Um acessório semelhante feito pela Samsung, chamado Gear IconX, tem uma hora e meia de vida de bateria nominal; o Motorola VerveOnes+ tem três horas. Fones sem fio "convencionais", como o JLab Epic2, aguentam até 12 horas de uso por carga.

O iPhone 7 (tela de 4,7 polegadas) chegará ao mercado americano pelo mesmo preço que o antecessor iPhone 6S (US$ 649, cerca de R$ 2.000). Por sua vez, o iPhone 7S Plus (tela de 5,5 polegadas) terá etiqueta inflacionada em US$ 20 em relação à geração passada, e sairá por US$ 769 (cerca de R$ 2.450).

Uma boa notícia para os usuários é a expansão do armazenamento de cada telefone. A edição base passa a ter 32 Gbytes; a intermediária tem 128 Gbytes (por US$ 100 extras em relação à básica); e a de topo de linha tem 256 Gbytes (por US$ 200 extras).

Questionada, a assessoria de imprensa da companhia no Brasil afirmou que não tem informações sobre disponibilidade no país.

O iPhone 6S e o iPhone 6S Plus ficaram mais baratos com o lançamento, caindo para R$ 2.999 e R$ 3.599, respectivamente (versão com 32 Gbytes). As versões de memória de 16 Gbytes, há muito criticadas pelos usuários pela carência de espaço, foram descontinuadas.

O novo processador dos iPhones é 40% mais competente que o anteriormente empregado. Ainda que tenha quatro núcleos em vez de dois, usa menos energia, o que a vida da bateria mais longa.

O botão home (principal, abaixo da tela) deixou de ser clicável e ganhou um motor de vibração para dar "feedback" tátil ao ser acionado, além da capacidade de detectar diferentes níveis de pressão.

Os aparelhos serão vendidos em cinco diferentes cores: preto brilhante, preto fosco, prateado, rosa-dourado e dourado.

Ainda os resultados financeiros pouco empolgantes da empresa serem parcialmente atribuídos à baixa popularidade do Apple Watch, só a Rolex a supera hoje entre todas as marcas de relógio do mundo (em faturamento), segundo Tim Cook, presidente-executivo da Apple.

Com os lançamentos, a companhia parece ainda estar "correndo atrás" de concorrentes. Samsung, Sony e outras já têm oferecimentos em smartphone à prova d'água, além de relógios com GPS, câmera dupla (LG G5 e Huawei P9) e até carência de conector de áudio (Moto Z).

Beck Diefenbach/Reuters
Apple Inc CEO Tim Cook discusses the iPhone 7 during an Apple media event in San Francisco, California, U.S. September 7, 2016. REUTERS/Beck Diefenbach ORG XMIT: SFO133
Tim Cook, CEO da Apple, durante evento de apresentação do iPhone 7 e outras novidades

CÂMERA

Assim como com a geração passada, há diferença na competência fotográfica dos dois topos de linha da Apple. Entre o iPhone 6S e o iPhone 6S Plus, só o grandalhão tinha estabilização ótica de imagem (presente em ambos tamanhos do iPhone 7).

Entre o iPhone 7 e o iPhone 7 Plus, só este ganhou um sistema de câmera dupla. Tal tecnologia emprega duas lentes e dois sensores para fazer capturas separadas e simultâneas, permitindo que o usuário faça ampliação (zoom) de duas vezes sem perda de resolução. Cada captura, sendo dupla, também resulta em dois arquivos, salvos separadamente na memória do telefone.

Além disso, com uma atualização de software programada para o fim do ano, a Apple introduzirá uma capacidade de desfoque de plano de fundo para dar um ar dramático a retratos, por exemplo. Intitulada profundidade de campo (assim como o conceito físico), a função mesclará as fotos tomadas pelas duas câmeras para realizar o efeito.

A abertura máxima das lentes dos novos iPhones passou a ser f/1.8, o que significa um aumento teórico de 50% de claridade em relação às lentes f/2.2 do iPhone 6.

A resolução da câmera traseira segue de 12 Mpixels; as câmeras frontais, próprias para selfies, passaram a ter 7 Mpixels (ante 5 Mpixels das dos passados).

RELÓGIO

A Apple anunciou também sucessores do seu relógio inteligente. O Watch Series 2 e o Watch Nike+ ganharam GPS, o que os tornam mais independentes do iPhone, e também ficaram mais bem vedados contra água.

Os relógios devem sobreviver em profundidades de até 50 m, o que permite que usuários pratiquem esportes aquáticos, inclusive natação, com o Watch no pulso.

Uma das mudanças anunciadas é que o relógio ganhou um aplicativo para situações de emergência, por meio do qual o usuário pode chamar a polícia e enviar sua localização a contatos anteriormente designados.

O relógio da Apple também dará a possibilidade de realizar algumas tarefas do popular game "Pokémon Go", que terá uma versão nova na Apple Store no fim do mês, segundo John Hanke, diretor da Niantic, empresa que desenvolve o game.

A versão criada em parceria com a Nike é feita em alumínio, em vez de aço, a fim de reduzir o peso. Uma outra versão, em cerâmica, também será vendida. Também há novas pulseiras, entre as quais uma da marca Hermès.

Novos iPhones e a concorrência

VELHAS NOVIDADES - Apple lança nova geração de iPhones

CONCORRENTES

Quais são as principais mudanças
> Fim da entrada de fone de ouvido
> AirPods (fones de ouvido sem fio)
> Resistência à água e à poeira
> Botão home deixa de ser clicável
> Duas câmeras traseiras (no 7 Plus) e flash com quatro LEDs

Características dos aparelhos
> Processador A10 Fusion
> Sistema operacional iOS 10
> Cores: rosa dourado, dourado, prateado, preto fosco e brilhante
>Armazenamento: 32 GB, 128 GB e 256 GB (fim da versão com 16 GB)


Endereço da página:

Links no texto: