Folha de S. Paulo


A queda abrupta do Tumblr, a rede social na qual o Yahoo apostou

BBC
A queda abrupta do Tumblr, a rede social na qual o Yahoo apostou
Os maus resultados do Tumbir frustraram os investidores

Quando foi lançado, ele não só foi considerado revolucionário, mas prometia tornar-se uma mina de ouro. Hoje poderia ser descrito como um dos piores investimentos no mundo das redes sociais.

Três anos se passaram desde que o Yahoo comprou Tumblr, mas o site de microblogs nunca mostrou o sucesso que era esperado.

Quanto custou a aquisição? Nada menos do que US$ 1,1 bilhão em 2013. Quanto é o valor estimado da empresa em meados de 2016? Um pouco menos de US$ 390 milhões.

Em outras palavras, o Tumblr perdeu mais de 60% do seu valor em 3 anos.

BBC
A queda abrupta do Tumblr, a rede social na qual o Yahoo apostou
Qualquer loucura é publicável no Tumbir, e certamente essa é uma das atrações

Analistas como Adam Russel, especialista em finanças pela University College London, consideram que a compra foi um mau investimento.

Indo mais longe, a CNN Money diz que na época era uma aquisição que gerou enormes expectativas de lucro, mas hoje na prática não vale nada.

O que é o Tumblr?

É essencialmente uma rede social em que os usuários podem postar quase tudo: fotos, áudio, vídeo, animação, mensagens de texto.

Devido a essa flexibilidade, o aplicativo criado em 2007 reúne desde tutoriais inocentes de artesanato até pornografia "hardcore" passando por grupos de apoio de saúde mental, imagens de gatos e autorretratos nus.

BBC
A queda abrupta do Tumblr, a rede social na qual o Yahoo apostou
Tumbir oferece a possibilidade de publicar conteúdo em vários formatos

Os usuários muitas vezes tendem a seguir quem posta coisas que são de seu interesse e têm a possibilidade de respostar o conteúdo em suas páginas. Isso permite que piadas e memes se tornem virais.

No momento da aquisição, o diretora-executiva do Yahoo, Marissa Mayer, queria acalmar as preocupações do usuários mais fiéis do Tumblr dizendo "não vamos estragar".

O que deu errado?

Especialistas de redes sociais observaram que Tumblr foi muito lento para adicionar novos recursos.

Sua última grande adição foi o vídeo ao vivo, mas eles fizeram depois de Facebook, YouTube, Snapchat e Periscope.

"O Tumblr fez isso com seis meses de atraso", disse Eleni Marouli, principal analista da IHS Markit, uma empresa de consultoria com alcance global sobre o desempenho de diversas indústrias e mercados.

Em um cenário onde fortunas são criadas ou desaparecem num piscar de olhos (ou melhor, um clique), "6 meses são anos no mundo da tecnologia", diz Marouli.

Uma das principais preocupações do Tumblr era a de ter anunciantes suficientes para preencher o seu espaço disponível.

A natureza do seu conteúdo (em muitos casos, direcionados ao público adulto), poderia ser uma das razões para essa falta, embora Marissa Mayer culpe a enorme variedade de formatos de publicidade.

"A oferta, como está crescendo muito rápido, está superando a demanda, e isso causa dificuldades para rentabilizar-lo", disse.

Além disso, em um mundo em que mais e mais pessoas têm acesso à informação pelos seus telefones celulares, os compradores Tumblr não foram capazes de se adaptar.

BBC
A queda abrupta do Tumblr, a rede social na qual o Yahoo apostou
Especialistas acreditam que Tumblr não soube adaptar-se ao mundo dos negócios

"O Yahoo tem sido lento na implementação de sistemas de publicidade por dispositivos móveis", diz Eleni Marouli.

"Nesse sentido, as suas receitas publicitárias móveis estão bem abaixo dos seus pares na indústria."

É possível salvar o Tumblr?

Na tentativa de resolver seus problemas de rendimento, o Tumblr convocou o serviço de publicidade do Facebook.

E embora seja considerado que essa decisão possa ter um impacto econômico positivo, ela terá um alto custo.

"Obterá receitas rapidamente, mas deverá dar uma parte para o Facebook", diz a analista.

BBC
A queda abrupta do Tumblr, a rede social na qual o Yahoo apostou
Uma das comunidades mais populares de usuários do Tumblr é a dos que praticam "cosplay"

Além disso, um aumento da publicidade na plataforma poderia gerar uma forte oposição de seus usuários.

Durante as últimas semanas muitos dos que têm Tumblr se mostraram aborrecidos por causa dos anúncios publicitários em áudio que a rede social está testando.

Este é um problema comum em redes sociais, e sites como o Buzzfeed tentam reduzir (ou disfarçar) a publicidade intrusiva através de "posts patrocinados" ou infomerciais.

Segundo Eleni Marouli,uma abordagem de conteúdo "premium" poderia ajudar o Tumblr.

"Quando Snapchat começou foi qualificado como um aplicativo de mensagens eróticas, no entanto conseguiu atrair conteúdo premium e que facilitou os acordos comerciais", acrescenta Marouli.

Qual será a próxima?

A sorte do Tumblr pode mudar em breve de mãos porque o Yahoo colocou à venda seus principais negócios na internet.

Acredita-se que a Verizon, a gigante de telecomunicações norte-americana, estaria interessada.

BBC
A queda abrupta do Tumblr, a rede social na qual o Yahoo apostou
O destino do Tumblr poderia estar nas mãos da gigante Verizon

Essa empresa já tem a experiência de ter adquirido outra estrela em declínio como AOL.

Outros rumores sugerem o interesse da rede móvel AT & T e do Daily Mail do Reino Unido.

De acordo com Marissa Mayer, "o conselho executivo tem feito grandes progressos nas decisões estratégicas".

No entanto, não se pode ter certeza se essas "decisões estratégicas" estão relacionados à venda imediata da plataforma ou se o Yahoo pretende insistir no Tumblr para aumentar seu valor a um nível que, pelo menos, se aproxime ao enorme investimento feito há três anos.


Endereço da página: