Folha de S. Paulo


'Pai do Orkut' cria nova rede e quer reconquistar internautas brasileiros

Arquivo pessoal
Tec 30.09.2014 - Orkut Büyükkökten, criador da rede do Google, no Rio - (Arquivo Pessoal)
Orkut Büyükkökten, criador da rede social que levava seu nome

Já era: 'scraps', comunidades ou depoimentos melados entre amigos. Já é: veracidade. É com a aposta na vida real e em como as relações sociais se moldam ao longo do tempo que está de volta ao Brasil o Orkut, ou melhor, a nova aposta do turco Orkut Büyükkökten, criador da rede social dominante no país até ser desbancada pelo Facebook no início da década.

"Eu acredito que o brasileiro tenha uma cultura hiperconectada e é nisso que a Hello acredita: ajudar as pessoas a se conectarem com quem é parecido com elas mesmas", diz o engenheiro sobre sua nova rede social.

Os usuários da Hello, que terá uma versão em português a partir deste mês, poderão ter um perfil com o qual poderão se conectar com outros usuários, seja via assuntos de interesses, seja via uma linha do tempo.

Pessoas com os mesmos interesses serão apresentadas como possíveis novos amigos e mensagens diretas também poderão ser enviadas.

Büyükkökten acredita que a personalização da rede deve fazer a diferença no país.

"O brasileiro se identificou com o Orkut pela possibilidade de encontrar pessoas com pensamentos iguais nas comunidades, além de as cores e interfaces serem vivas. Na Hello, buscamos tudo isso."

Divulgação
Hello, nova rede social criada pelo fundador do antigo Orkut Foto: Divulgacao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Hello, nova rede social criada pelo fundador do antigo Orkut

FACEBOOK

Na comparação com o rival Facebook, Büyükkökten diz que a rede social criada por Mark Zuckeberg não traz a vida real à tona. "As pessoas mostram coisas que não são e isso traz depressão e tristeza. Não quero isso na Hello."

Para ele, as redes sociais devem se moldar aos gostos pessoais e ser adaptável às mudanças. "Quando uma pessoa é universitária, por exemplo, ela tem uma série de interesses. Agora, quando ela se forma, esses interesses vão mudando", diz.

O Orkut foi criado em 2004 e teve o Brasil, ao lado da Índia, como seu principal mercado, até ser superado pelo Facebook no país em 2011.

Em 2014, o Google, dono do site e ex-empregador de Büyükkökten, decidiu encerrar suas operações.


Endereço da página:

Links no texto: