Folha de S. Paulo


Zuckerberg tapa câmera do laptop com fita adesiva para evitar espionagem

Reprodução/Instagram
Zuckerberg comemora 500 milhões de usuários do Instagram; à esquerda, laptop com fita adesiva
Zuckerberg comemora 500 milhões de usuários do Instagram; à esquerda, laptop com fita adesiva

Mark Zuckerberg, presidente do Facebook, adotou uma forma pouco tecnológica para evitar ser espionado através da câmera do laptop: a tradicional fita adesiva.

Em imagem postada no Facebook na última terça-feira (21), em comemoração pela marca de 500 milhões de usuários do Instagram, Zuckerberg, 32, aparece com uma moldura da rede social. À esquerda, seu laptop pode ser visto com fitas adesivas tapando a câmera e o microfone do computador.

O detalhe foi notado por Chris Olson, usuário do Twitter. O laptop foi identificado como sendo do presidente do Facebook. Ele costuma postar outras fotos usando o equipamento.

A informação levantou dúvidas se Zuckerberg estava sendo paranoico ou apenas usando uma tática que todos deveriam adotar para evitar ter imagens ou áudios acessados remotamente por hackers. Alguns especialistas defendem a prática de tapar câmera e microfone como forma de reforçar a segurança cibernética do usuário.

Alguns usam técnicas ainda mais rudimentares, como o diretor do FBI, James Comey, que disse utilizar um pedaço de papel sobre a câmera do laptop.

Especialistas afirmam que nenhuma das câmeras é completamente imune a invasões.

"Qualquer câmera num dispositivo com acesso à internet é vulnerável, o que muda é o grau de complexidade da invasão", afirma Thiago Tavares, presidente da ONG Safernet, que recebe denúncias de crimes cibernéticos. Segundo ele, a organização tem relatos desse tipo de ação no Brasil desde 2008.

Câmeras de segurança privadas e babás eletrônicas são as mais suscetíveis porque costumam ser protegidas por senhas fáceis —não raro, pelo padrão de fábrica (como "123456")—, segundo Tavares.

PREVINA-SE
Veja como evitar que sua câmera e microfone sejam invadidos:

No wi-fi: Configure seu roteador para que a rede seja oculta e use senhas difíceis, com letras, números e símbolos. O site howsecureismypassword.net avalia a 'força' do seu código

No celular: Baixe aplicativos apenas das lojas oficiais App Store (para iOS) e Google Play (para Android). Libere o acesso a foto e áudio apenas quando for necessário (como no Instagram),
Como configurar seu celular (iOS): Ajustes > Privacidade > Microfone/Câmera
Como configurar seu celular no Android 6.0: Configurações > Dispositivo > Apps > Clique no ícone engrenagem > Permissões do app > Microfone/Câmera

*No tablet e computador: Tampe a sua câmera com um pedaço de papel adesivo. Mantenha o pacote de segurança (antivírus, antispyware e firewall) ativo e atualizado. Não baixe programas ou arquivos de origem desconhecida. Não autorize sites a terem acesso aos seus dispositivos, a não ser que seja necessário (caso do Skype).

Em câmeras de segurança e babás eletrônicas: Use uma senha forte para acesso à rede. Nunca deixe o código da fábrica.

*

Fui espionado, e agora?
Se você foi espionado ou desconfia de que possa ter sido, desligue o dispositivo invadido e acione uma delegacia especializada em crimes cibernéticos (lista completa em www.safernet.org.br ) ou, se não for possível, a polícia comum. Se você foi alvo de ameaças, não apague as mensagens recebidas —elas são evidências.


Endereço da página:

Links no texto: