Folha de S. Paulo


Antigos usuários do Orkut poderão resgatar 'scraps' e fotos até setembro

Reprodução
Tela da rede social Orkut da Google. (Foto: Reprodução) ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Tela da rede social Orkut da Google

Os saudosos da época em que as redes sociais davam seus primeiros passos na internet ainda terão algum tempo para recuperar suas "memórias".

Até 30 de setembro, ex-usuários do Orkut, que foi encerrado em 2014, poderão resgatar "scraps", depoimentos, fotos e informações do perfil utilizando a ferramenta Google Takeout.

Para baixar os arquivos, primeiro é preciso acessar a conta do Google associada a seu perfil do Orkut e, depois, a ferramenta Takeout. Selecione o ícone do Orkut na lista de "produtos" que aparece.

Na página seguinte, indique o formato em que deseja salvar os documentos, clique em "criar arquivo" e faça o download.

Desde 2005, o Orkut passou a exigir que seus usuários tivessem uma conta no Google para permitir o acesso. A maior dificuldade talvez seja lembrar login e senha usados.

Também é possível excluir postagens do arquivo de comunidades do Orkut neste canal de ajuda.

O Google diz que vai preservar o arquivo público, que segundo a companhia, armazena 51 milhões de comunidades, 120 milhões de tópicos e mais de 1 bilhão de interações.

"Essas conversas não representam apenas a história do Orkut, mas servirão como uma importante cápsula do tempo do início das redes sociais", escreveu a companhia no dia em que encerrou as atividades da rede social.


Endereço da página: