Folha de S. Paulo


Twitter flexibiliza histórico limite de 140 caracteres

James Best Jr./The New York Times

O Twitter anunciou nesta terça-feira (24) que vai flexibilizar o limite de 140 caracteres nos tuítes, uma marca da rede social, existente praticamente desde o lançamento do serviço, há dez anos.

A limitação continua existindo, mas certos tipos de conteúdo deixam de entrar na conta –por exemplo, os links para fotos, gifs, vídeos e enquetes (será possível escrever um post com o número limite de caracteres e ainda postar uma imagem, por exemplo).

Links externos, entretanto, seja para uma página fora da rede social, seja para uma transmissão ao vivo no aplicativo Periscope, continuam sendo contados. Mas, como a mudança está sendo feita de modo gradual, é possível que entrem também na jogada no futuro.

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Mudam também as conversas: ao responder a um usuário, deixa-se de "perder" os caracteres do nome do perfil dele (os nomes dos perfis citados vão aparecer antes da mensagem, e será possível colocar até 50 pessoas em um diálogo).

Além disso, os tuítes que começam com "@", que hoje aparecem apenas para os internautas que seguem o autor da mensagem e também o usuário citado, passarão a atingir as timelines de todos os seguidores.

A mudança, que começa a valer no mês de julho, em data ainda não definida, coloca fim a mesas de especulação sobre a mudança na rede social. Chegou-se a especular que o limite seria totalmente abolido, ou que passaria a ser de 10 mil caracteres, o que gerou muita gritaria de usuários engajados da rede, que poderia perder uma de suas essências.

O Twitter, fundado em 2006, era atualizado principalmente por meio de mensagens de SMS, em uma era anterior aos smartphones e à popularização da internet sem fio. Os 140 caracteres tinham como base o limite de uma mensagem de texto de celular (160 toques, incluindo 20 para o nome do usuário).

Aparentemente, a rede social chegou a uma solução intermediária, que ainda mantém sua característica da "brevidade". Phillip Klien, diretor de expansão da rede, disse à Folha que um dos objetivos da mudança é facilitar o uso da ferramenta para novos usuários –que podem achar complicado a contagem de caracteres.

"Para a pessoa que está tuitando pela primeira vez, se a pessoa quer postar uma foto e aí vê que não pode exceder os 140 caracteres, que o link entra para a conta, pode ser difícil entender a dinâmica", afirma Klien.

Atrair novos usuários é um desafio para o Twitter, que está há vários trimestres empacado na faixa dos 310 milhões de usuários ativos mensais.

Ao mesmo tempo, segundo Klien, a ideia é facilitar a vida dos "heavy users", que entram no serviço todo dia. Para esse público, a mudança na contagem pode ser benéfica em razão de eles perceberem que usar diferentes tipos de mídia (como fotos ou vídeos), aumenta o alcance dos tuítes.

Conteúdos com filmes são os mais retuitados na rede social e permitem atingir quem ainda não é seguidor: 50% das visualizações de vídeos são de pessoas que não seguem aquele determinado usuário.

"Há também uma preocupação com os geradores de conteúdo, tanto as pessoas físicas quanto as empresas e as celebridades como o Luciano Huck ou a Claudia Leitte, que usam essas mídias para obter mais engajamento. Estamos tentando facilitar isso", afirma o executivo.

Folhapress

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