Folha de S. Paulo


Maduro na tecnologia, pagamento móvel precisa convencer usuário

Percorrer as ruas de Miami de táxi não requer carteira ou cartão de crédito: paga-se a corrida com o celular, usando o Android Pay. Em Las Vegas, outdoors cobrem fachadas inteiras de cassinos e hotéis: ali, aceita-se Samsung Pay. Em grandes cidades norte-americanas, compra-se de tudo com o Apple Pay.

Somados aos cartões de crédito, débito e pré-pagos, os três produtos parecem indicar um futuro em que as velhas notas de papel serão exclusividade de colecionadores.

Em uma pesquisa com 1.903 pessoas feita pela IEEE, umas das maiores associações de profissionais de tecnologia do mundo, 70% dos entrevistados, todos tecnologistas, dizem que os pagamentos móveis serão seguros o suficiente para que o dinheiro vivo esteja morto até 2030.

Por outro lado, um estudo da consultoria Accenture, conduzido entre junho e julho do ano passado, dá conta de que 52% dos norte-americanos conhecem muito bem o "mobile payment", modalidade em que se paga usando um dispositivo móvel, mas só 18% deles usam o meio digital com regularidade.

O Futuro da Cibersegurança - Em %

Em breve, pelo menos um desses sistemas móveis chega ao Brasil -o da sul-coreana Samsung, que já tem parceria com bancos brasileiros, redes de cartões de crédito e empresas de captura (que, entre outras coisas, fabricam as maquininhas de cartão).

A julgar pelo mercado dos Estados Unidos, ainda com baixa adesão do pagamento móvel em relação ao tradicional mercado de cartões de plástico, será um desafio. Especialmente com uma população com baixa taxa de bancarização, como a brasileira, se comparada à americana.

"Você tem uma grande parte da população da América Latina que não tem acesso a serviços financeiros básicos", diz Gilberto Caldart, presidente da MasterCard para a América Latina. "Se você não tem nem esses serviços básicos, vocês está completamente desalojado do mundo de serviços digitais."

No caso dos pagamentos móveis, confiança e facilidade de uso são duas coisas em que o mercado aposta para que mais e mais pessoas passem a fazer compras com seus dispositivos. O problema é que nem sempre elas andam juntas.

"Em geral, uma segurança mais forte envolve menos flexibilidade", diz o integrante do conselho editorial do IEEE Artur Ziviani. "O desafio tecnológico maior é encontrar soluções que propiciem bom nível de segurança mantendo praticidade para o usuário."

SIGA O DINHEIRO - Como funcionam os sistemas para pagar sem cartão

No caso dos celulares e futuramente outros dispositivos móveis, como os relógios inteligentes, há duas maneiras de assegurar que as transações sejam seguras.

De acordo com Henry Trejgier, vice-presidente de marketing da Gemalto para a América Latina, empresa que oferece soluções de segurança financeira, pode -se usar um hardware seguro, como os chips dos cartões tradicionais, para guardar informações ou substituir esses dados por códigos que perdem a validade de acordo com algum critério -como número de transações.

"É como uma casa. Se você não pode ter a porta mais segura, você não vai guardar ouro dentro dela", diz o executivo. "Você guarda coisas que, se forem roubadas, não terão tanto valor."

No Apple Pay ou no Samsung Pay, por exemplo, basta autenticar a compra com um método seguro como a impressão digital, e o dispositivo transfere esse código, chamado token, para que seja decodificado e autorizado pelo banco.

"Se a gente simplificar a experiência do usuário, ele vai migrar [para os meios móveis]", diz Pedro Coutinho, que foi vice-presidente de varejo do Banco Santander e hoje é presidente da Getnet, empresa que faz a intermediação dessas transações (como a Cielo).

O executivo, no entanto, não acredita no fim do dinheiro vivo. "Pagamentos móveis, com cartões ou com dinheiro são complementares."


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