Folha de S. Paulo


Supercomputador do Google vence torneio de Go contra campeão mundial

Hong Hae-in/Reuters
Lee Se-dol, que perdeu a terceira partida de Go contra programa do Google e, consequentemente, o campeonato
O sul-coreano Lee Se-dol, que perdeu a terceira partida de Go contra programa do Google

Neste sábado (12), o programa de inteligência artificial do Google venceu a terceira partida do jogo Go contra o campeão mundial da modalidade. O computador sagrou-se vencedor da série, que teria cinco partidas.

A vitória do AlphaGo sobre o sul-coreano e competidor profissional Lee Se-dol, vencedor de 18 torneios internacionais, surpreendeu muita gente, inclusive seus desenvolvedores –e demonstrou os avanços da inteligência artificial.

"Eu sinto muito", disse Lee em Seul, capital a Coreia do Sul, depois da derrota. "Embora eu tenha muita experiência em Go, nunca senti tanta pressão como agora, e acho que minhas habilidades não foram suficientes para superar isso."

Go, jogo popular principalmente em países como China, Coreia do Sul e Japão, coloca dois adversários frente a frente, que alternadamente colocam seus peões (pedras) pretos e brancos em intersecções de um tabuleiro quadriculado ("goban"). O objetivo é ocupar o maior espaço, bloqueando lentamente os peões do oponente e os capturando.

O tamanho do tabuleiro (19x19 linhas) oferece inúmeras configurações possíveis -diz-se que mais do que os átomos no universo. O que significa que a intuição e criatividade são essenciais para chegar ao mais alto nível.

Por isso, especialistas não esperavam que um programa de inteligência artificial pudesse derrotar um jogador humano antes de pelo menos uma década –até que o AlphaGo venceu um concorrente no ano passado.

"Para ser sincero, nós estamos sem palavras", disse Demis Hassibis, fundador da DeepMind, empresa responsável pelo computador e que foi adquirida pelo Google. Antes ele havia tuitado que a vitória do AlphaGo havia sido um "momento histórico".

A supremacia da inteligência já foi demonstrada no xadrez, quando em 1997 o supercomputador Deep Blue, da IBM, derrotou o então campeão de xadrez, Garry Kasparov.

Mas executivos do Google acreditavam que a máquina teria mais dificuldades no Go, pois o jogo é muito mais complexo e com uma enorme quantidade de opções e combinações em relação ao xadrez.

Contudo, na avaliação dos desenvolvedores, o AlphaGo tem conseguido se aproximar da intuição humana, a partir do estudo de jogos antigos e do uso jogos simulados para conseguir se aprimorar de forma independente.

Lee inicialmente tinha a expectativa de de vencer o torneio, mesmo se perdesse uma partida ou duas contra o programa. Dois outros jogos serão disputados, no domingo (13) e na terça (15).

Contudo, o jogador disse que o AlphaGo não é perfeito e que tem suas fraquezas. "Lee Se-dol foi quem perdeu hoje, não a humanidade", disse.


Endereço da página:

Links no texto: