Folha de S. Paulo


Novo Android permite dividir tela entre apps e já tem versão de teste

Divulgação
Telas do Android N, que já está disponível para desenvolvedores
Telas do Android N, que já está disponível para desenvolvedores

"É tão cedo que ainda nem nome tem", disse Hiroshi Lockheimer sobre a nova versão do sistema operacional móvel do Google, a Android N. Hiroshi é o novo chefe da divisão do sistema e anunciou, nesta quarta-feira (9), que a empresa do Vale do Silício colocou a novidade à disposição de desenvolvedores, para que possam experimentar com os novos recursos.

O que chama mais atenção, de partida, são as telas simultâneas. É a primeira versão do sistema a dividi-las e a permitir trabalhar em dois aplicativos ao mesmo tempo. Segundo comunicado enviado à imprensa, funcionará tanto no modo paisagem quanto no retrato.

O recurso Doze, que economiza bateria quando o celular não está sendo usado, foi melhorado, e recebeu o nome Doze++. Antes, o mecanismo esperava que se passasse algum tempo antes de entrar no modo de economia. Agora, isso acontece assim que a tela estiver inativa.

A versão N, que ainda não foi batizada –os nomes de cada iteração são palavras em ordem alfabética; a última sendo a Marshmallow–, traz também economia em uma área especialmente interessante no Brasil, onde as franquias de internet móvel são caras em relação a países como os Estados Unidos.

O Data Saver permite acionar um modo de uso reduzido de dados, que bloqueia transferências que acontecem em background.

Há também o "in-line reply", em que usuários poderão responder notificações sem ir aos aplicativos que as geraram –como o e-mail ou o WhatsApp, por exemplo.

Por ora, a nova versão está disponível apenas em fase de teste, para desenvolvedores. Em e-mail enviado à imprensa, o Google avisou que haverá mais novidades durante a conferência anual Google I/O, que neste ano vai de 18 a 20 de maio.


Endereço da página: