Folha de S. Paulo


Criador do uso de '@' em e-mails, Ray Tomlinson morre aos 74 anos

Divulgação/BBN Technologies
ORG XMIT: 233001_0.tif O criador do e-mail e principal engenheiro da BBN Technologies, Ray Tomlinson, que escolheu o símbolo @ (arroba) e realizou mudança em software para conseguir deixar avisos para usuários de diferentes computadores.
Ray Tomlinson em imagem de outubro de 2001

O engenheiro americano Ray Tomlinson, considerado o pai do serviço de e-mails, morreu na manhã de sábado (5). A suspeita é que ele tenha sofrido um ataque cardíaco. A morte foi informada por Vint Cerf, outro pioneiro da internet.

Embora serviços de trocas de mensagens digitais já existissem, Tomlinson criou em 1971 uma novo modelo para elas serem trocadas: usar endereços divididos pelo sinal de "@".

Assim, passou a ser mais fácil trocar mensagens entre redes diferentes de computadores. A "@" serve para separar o nome da pessoa do servidor onde sua conta de e-mails está configurada.

Em inglês, o sinal de arroba é lido como "at", que pode ser traduzido como "em" ou "na" e traz a ideia de que algo ou alguma pessoa está em algum lugar. Este conceito ajudou a criar a noção de que a internet funciona como um lugar, embora não exista como espaço físico.

Ele também criou padrões como os campos "de", "para" e assunto, presentes nos e-mails até hoje. Além da parte visível aos usuários, Tomlinson ajudou a desenvolver a parte de programação, como os protocolos usados para a conexão entre redes diferentes.

Nascido em 1941 em Amsterdam, estado de Nova York, Raymond Tomlinson fez estágio na IBM e se formou como engenheiro eletricista em 1963. Depois, fez uma especialização no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) na mesma área.

Em 1967, ele entrou para a companhia BBN Technologies, que desenvolveu aplicações para a Arpanet, embrião da internet atual, onde participou do trabalho para aprimorar a troca de mensagens eletrônicas.

Ao longo da carreira, Tomlinson recebeu vários prêmios, entre eles o Príncipe de Astúrias em ciência e tecnologia, em 2009.


Endereço da página: