Folha de S. Paulo


Criminosos usam iPhone por causa da criptografia, dizem policiais dos EUA

Thinkstock
A polêmica do 'erro 53' que desabilita o iPhone 6 que passou por conserto 'não oficial'.A mensagem aparece após a última atualização do sistema operacional da Apple, o iOS 9, em aparelhos iPhone 6 que passaram por algum reparo
Sistema de segurança do smartphone da Apple virou alvo do FBI após atentado terrorista

Alguns criminosos têm buscado novos iPhones como "dispositivo de escolha" para cometer delitos devido à forte criptografia da Apple colocada nos aparelhos, disseram três entidades policiais em um documento à justiça norte-americana.

Os grupos disseram nesta quinta-feira (3) ao juiz que cuida da disputa entre a Apple e o Departamento de Justiça EUA que, entre outras coisas, estavam cientes dos inúmeros casos de criminosos que trocaram telefones descartáveis por iPhones.

O documento da Federal Law Enforcement Officers Association e de outras duas entidades também citou um telefonema interceptado por autoridades de Nova York em 2015, em que o preso chamou o sistema operacional criptografado da Apple de "presente de Deus".

O governo obteve uma ordem judicial em fevereiro requerendo que a Apple mude um software para desativar proteção de senha e permita o acesso a um iPhone usado por um dos atiradores nos assassinatos de dezembro em San Bernardino, Califórnia.

A Apple pediu para a ordem ser revogada, argumentando que tal medida criaria um precedente perigoso e ameaçaria a segurança do cliente.

Gigantes de tecnologia, incluindo Google, Facebook e Microsoft apresentaram apoio à Apple. O Departamento de Justiça recebeu o apoio de grupos policias e de seis familiares de vítimas San Bernardino.


Endereço da página: