Folha de S. Paulo


Por que o iPhone morre de frio?

Evan Rodgers/Motherboard
Por que o iPhone morre de frio? Seguindo o frio lancinante trazido pela Tempestade Jonas (ou seja lá como for que você queira chamá-la) que atinge os EUA, donos de iPhones notaram uma série de problemas em seus aparelhos, incluindo desligamentos súbitos e interface lerdíssima.

O iPhone não foi criado para climas muito frios. Definitivamente.

Seguindo o frio lancinante trazido pela Tempestade Jonas (ou seja lá como for que você queira chamá-la) que atinge os EUA, donos de iPhones notaram uma série de problemas em seus aparelhos, incluindo desligamentos súbitos e interface lerdíssima.

Para não sermos tão fatalistas, por mais que esses engasgos encham o saco - Evan Rodgers, Gestor de Plataformas da Equipe de Desenvolvimento da Vice, perdeu duas fotos porque seu iPhone desligou no frio - eles não são sinal de danos sérios ao aparelho. São falhas temporárias.

As diretrizes da própria Apple recomendam que os donos dos aparelhos os mantenham em áreas em que a temperatura fique entre 0 e 35 graus Celsius. Utilizar um iPhone em temperaturas abaixo de zero, como muitos no nordeste dos EUA vivenciaram nessa semana, pode diminuir a vida da bateria ou desligar o aparelho. Há um motivo para tanto.

A Battery University, espécie de instituição dedicada à divulgação de informações sobre baterias para estudantes de engenharia, comenta que "como os seres humanos, baterias funcionam melhor em temperatura ambiente". Em exposição prolongada ao frio "aumenta a resistência interna e diminui a capacidade" da bateria do iPhone.

Em bom português: o frio diminui a velocidade da conversão da energia química armazenada na bateria em energia elétrica - uma bateria operando a zero grau entrega só metade da capacidade que rolaria a uns 26 graus Celsius. Aí seu telefone morre porque o frio dá aquela atravancada na bateria.

Algo semelhante acontece com a tela de LCD do iPhone, mas, em vez de diminuir a velocidade das reações químicas,desacelera-se o movimento dos cristais líquidos. Por isso os displays de LCD parecem manchados quando expostos ao frio extremo.

A melhor maneira de evitar estas chateações é manter seu iPhone bem quentinho quando for brincar lá fora no frio. Ou seja: deixe no bolso. Além disso, existem cases especiais que protegem seu aparelho do frio.

Ou você pode ficar pelo Brasil mesmo. Ou ir para Miami. Ou comprar outro aparelho. Ou ficar sem nada numa ilha deserta. O mundo é cheio de possibilidades. Aproveite. Seja feliz. Ou não seja.

Tradução: Thiago "Índio" Silva


Endereço da página: