Folha de S. Paulo


Fãs de música estão adaptando iPods velhos para ressuscitar o MP3 player

Vice

A Apple não vende o iPod Classic desde setembro de 2014, quando reduziu a linha para iPod Touch, iPod Nano e iPod Shuffle. A mensagem era clara: o iPod, aquela "coisinha perfeita" para levar sua biblioteca musical no bolso, não fazia mais sentido em um mundo em que dezenas de milhões de canções estavam a um app de distância.

Mas, para alguns entusiastas da música, os custos altos dos planos de dados móveis e a vontade de ter sua coleção consigo o tempo todo os fez voltar ao aparelho.

Uma rápida pesquisa no eBay revela vários anúncios de modelos recondicionados, com novas baterias e discos rígidos. A armazenagem nesses aparelhos, que custam por volta de US$ 300 a US$ 400, é feita por SSD, com até 256 Gbytes de espaço –capazes de estocarem 50 mil músicas em bitrates comuns.

"Recondicionei quatro iPod Classics e seis iPod Minis", comentou o revendedor identificado como Tired 8281, via mensagem no Reddit. "Todos foram vendidos e lucrei bem em todos menos um." Esses iPods, explicou, vêm com baterias novas e, dependendo do modelo, com um cartão de memória CompactFlash ou SD. Ambos substituem os discos rígidos mecânicos presentes no aparelho original e aumentam tanto a vida útil de sua bateria quanto a do aparelho mesmo, já que inexistem partes móveis que poderiam causar lentidão.

Para outros como Anthony, membro de um enorme site de torrents musicais só para convidados e dono de um modelo de 240 Gbytes, o apelo desses aparelhos recondicionados e bombadões fica claro para fãs de música que não querem terceirizar seus hábitos para a nuvem.

"Nenhum serviço de streaming tem tudo, e a necessidade de uma conexão à internet é uma barreira que pode limitar muitos usuários", diz. "iPods recondicionados não são para todos, mas para quem ama música a ponto de não querer comprometer o tamanho e mobilidade de suas coleções digitais."

Anthony, recém-formado na faculdade, também atribui o interesse sobre esses aparelhos ao fato de que as empresas de tecnologias não fabricam mais reprodutores de mídia portáteis de alta capacidade, deixando "um buraco" a ser preenchido para quem levar sua biblioteca musical por aí sem ser refém do streaming. (Nem todas as estações de metrô de Nova York tem wi-fi ou recebem sinal de 3G, por exemplo, então a não ser que você tenha sincronizado aquela música que brotou na sua cabeça sem mais nem menos, que azar.) Afinal, é muito mais fácil sincronizar milhares de discos a partir do seu PC ou Mac do que pela internet por meio de algo como o Spotify.

"Para os meus propósitos, que de forma alguma envolvem uma tela sensível ao toque ou poder trocar de aplicativos, o iPod recondicionado tem sido uma compra bastante satisfatória", comentou Anthony. "Cumpre bem o seu propósito e oferece uma experiência melhor que os iPods comuns ou qualquer outro MP3 player pelo seu preço".

Tradução: THIAGO "ÍNDIO" SILVA

Leia no site da Vice: Fãs de música estão adaptando iPods velhos para ressuscitar o MP3 player


Endereço da página: