Folha de S. Paulo


Twitter vai mostrar vídeos ao vivo diretamente na timeline

Divulgação
Twitter (à dir.) vai exibir diretamente vídeos do Periscope (à esq.)
Twitter (à dir.) vai exibir diretamente vídeos do Periscope (à esq.)

A partir desta terça-feira (12), o Twitter vai passar a transmitir vídeos ao vivo diretamente na timeline do usuário. As transmissões virão do Periscope, app de streaming lançado pela companhia no ano passado.

Hoje, só é possível divulgar o link da transmissão no Twitter e levar o usuário até o app de vídeos. Agora, inicialmente para usuários de sistema iOS, os sistemas estarão mais integrados, com o streaming aparecendo dentro dos tuítes.

Os vídeos vão aparecer em "autoplay" (automaticamente, como no Facebook). Quando o usuário clicar, eles vão aparecer em tela cheia –não será preciso ter uma conta no Periscope para assistir às apresentações ao vivo.

O Periscope é uma das apostas do Twitter em sua saga para se manter relevante, mesmo com menos usuários do que rivais como o Facebook ou o Instagram (tem em torno de 310 milhões de usuários mensais, contra 1,5 bilhão do site de Mark Zuckerberg ou 400 milhões do app de fotos).

O aplicativo de vídeos foi comprado (por R$ 100 milhões, segundo a imprensa especializada) pela rede social antes de seu lançamento, em março do ano passado e acabou eleito o app do ano pela Apple –fato que fez as ações do Twitter na Bolsa subirem no dia do anúncio, em dezembro.

Ao colocar as transmissões do Periscope diretamente no Twitter, a rede social tenta dar mais visibilidade aos vídeos. "O Periscope tem 10 milhões de contas [dado de agosto], e mais de 310 milhões de pessoas estão logadas no Twitter todos os meses, então a oportunidade de os vídeos serem encontrados fica multiplicada várias vezes", diz Guilherme Ribenboim, vice-presidente do Twitter na América Latina.

E há objetivos comerciais também. "As oportunidades para celebridades, marcas, personalidades da web e produtores de conteúdo também são multiplicadas várias vezes", afirma o executivo.

E, para quem deseja mais visibilidade na rede social, vídeos são uma ferramenta importante. De acordo com Ribenboim, conteúdos com filmes são os mais retuitados na rede social e permitem atingir quem ainda não é seguidor: 50% das visualizações de vídeos são de pessoas que não seguem aquele usuário.

"Vídeos são uma linguagem universal, de fácil entendimento, não é à toa que a TV ainda é tão importante", afirma o executivo.

Por causa disso, outras redes sociais estão investindo forte no formato e, mais recentemente, em transmissões ao vivo –em dezembro, o Facebook anunciou que iria permitir que todos os usuários tivessem acesso à sua ferramenta de streaming.


Endereço da página: