Folha de S. Paulo


Volkswagen apresenta 'Kombi' que se conectará a objetos da casa

David Becker/Getty Images/AFP
 LAS VEGAS, NV - JANUARY 05: The Volkswagen BUDD-e, a long distance electric vehicle, is displayed during a press event at CES 2016 at The Chelsea at The Cosmopolitan of Las Vegas on January 5, 2016 in Las Vegas, Nevada. CES, the world's largest annual consumer technology trade show, runs from January 6-9 and is expected to feature 3,600 exhibitors showing off their latest products and services to more than 150,000 attendees. David Becker/Getty Images/AFP == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
O BUDD-e, a nova 'Kombi' elétrica e inteligente da Volkswagen, é apresentada na CES em Las Vegas

A Volkswagen apresentou um novo carro elétrico e inteligente inspirado na clássica Kombi durante a feira de produtos eletrônicos CES em Las Vegas.

O BUDD-e (um jogo de palavras com a palavra "buddy", que significa amigo em inglês) é "um novo conceito de veículo elétrico para longas distâncias", explicou, nesta terça-feira (5), Hebert Diess, responsável da marca Volkswagen.

A linha da pequena minivan foi modernizada, mas é baseada na legendária caminhonete com motor atrás e linhas arredondadas conhecida como Kombi (do alemão, Kombinationfahrzeug, ou veículo de uso combinado), que viveu seus anos de glória no século passado e converteu-se em um símbolo do movimento hippie, além de ter sido a favorita de surfistas e famílias.

A Volkswagen suspendeu a produção da Kombi em 2013. No Brasil, o modelo deixou de ser produzido em dezembro daquele ano, após 56 anos de serviços prestados. Ao todo, foram comercializadas mais de 1,1 milhão de unidades –média 20 mil por ano.

A nova versão está repleta de tecnologia para torná-la mais inteligente e mais "social", com uma nova interface eletrônica para ser intuitiva e interativa.

"As fechaduras das portas são tão 2016 que abrem e fecham com ordens verbais ou gestos", explicou Diess.

O BUDD-e pode se comunicar com aparelhos conectados em casa, para confirmar, mesmo estando distante, se há cerveja suficiente na geladeira ou para ver quem tocou a companhia, por exemplo.

A "nova Kombi" também se baseia na plataforma modular de produção de veículos elétricos da Volkswagen, com uma bateria mais eficaz, plana e instalada no piso, que recarrega 80% em meia hora e que, quando está totalmente carregada, dá uma autonomia de 533 km, como os veículos de gasolina.

Ainda que se trate de um protótipo, o "BUDD-e pode se tornar realidade até o final da década", disse Diess.

Os carros inteligentes estão dominando a CES. Também nesta terça, a Ford e a Amazon anunciaram uma parceria para permitir que as pessoas possam controlar, a partir de um carro, recursos da casa e vice-versa.


Endereço da página:

Links no texto: