Folha de S. Paulo


Empresa propõe carro com celular no volante e oferecido como o Netflix

A Faraday Future, uma misteriosa start-up (empresa iniciante de tecnologia) de automóveis financiada por um bilionário chinês da internet, revelou o protótipo de seu carro elétrico na feira CES (Consumer Electronics Show), em Las Vesgas.

O chamado FFZERO1 tem o estilo de um Batmóvel e conecta o smartphone ao volante para dar ao veículo um "sexto sentido", que é personalizado de acordo com as preferências do motorista. Ainda é incerto se o veículo, que se dirige sozinho, um dia ainda vai entrar em produção.

Especulações sobre a companhia –criada há 18 meses e com sede na Califórnia– foram intensificadas nas últimas semanas depois do anúncio feito em dezembro pela empresa de que vai construir uma fábrica avaliada em US$ 1 bilhão no norte de Las Vegas antes do lançamento de seu primeiro veículo, planejado para 2017.

Graças a constante conectividade e tecnologia de direção autônoma, os carros da Faraday Future poderão ser adquiridos ou alugados por consumidores de uma maneira similar a uma assinatura móvel ou a um aplicativo digital, como o Spotify ou o Netflix. "Você vai assinar um serviço de mobilidade. Isso muda completamente o modelo de negócios da indústria", disse Nick Sampson, vice-presidente da companhia.

Muito do financiamento inicial da Faraday veio de Jia Yueting, o fundador do grupo de internet Letv, que oferece serviço de streaming de vídeo, além de smartphones e televisões conectadas. Ele disse que espera superar a Tesla no mercado nascente de carros elétricos conectados.


Endereço da página:

Links no texto: