Folha de S. Paulo


Óculos de realidade virtual Rift inicia pré-venda nesta quarta-feira

Ramin Talaie-11.jun.2015/'The New York Times'
Brendan Iribe, bottom right, chief executive of Oculus VR, speaks during a media event to introduce the Oculus Rift virtual reality headset and hand controllers, in San Francisco, on June 11, 2015. The ability of virtual reality to transport people to locales, both exotic and ordinary, is well known, yet how the medium will fit into peopleÕs online and offline lives is a new frontier. (Ramin Talaie/The New York Times)
Usuários testam o Óculos VR durante evento de mídia em São Francisco

A Oculus, companhia de realidade virtual que pertence ao Facebook, informou, nesta segunda-feira (4), que vai começar a pré-venda do Rift, seu muito aguardado dispositivo de realidade virtual, nesta quarta-feira (6), a partir das 14h (horário de Brasília).

O Rift, segundo o anúncio feito no site da empresa, virá com dois jogos instalados: "Lucky's Tale", criado por um dos primeiros apoiadores do produto em sua campanha de financiamento coletivo, e "EVE: Valkyrie", de combates no espaço para múltiplos jogadores (este deve ser exclusivo para os produtos comercializados na pré-venda).

A mensagem não contém maiores informações, como o preço do aparelho ou eventuais restrições ao envio do produto para determinados países.

Segundo o texto, o fundador da empresa, Palmer Luckey, fará uma sessão do tipo "ask me anything" (pergunte-me qualquer coisa) no site Reddit na quarta-feira.

Em sua conta no Twitter, no entanto, ele já antecipou que a pré-venda será global, que a empresa já possui certificação para o Rift em ao menos 20 países e que não haverá um estoque limitado de produtos para essa fase –se o estoque se esgotar, só o que muda será a data prevista de entrega.

Em outra mensagem em seu site, na semana passada, a Oculus havia afirmado que o prazo de entrega "permanece sendo o primeiro trimestre".

Na semana do Natal, Luckey também havia publicado no Twitter que o produto será "insanamente barato, dentro de sua complexidade", mas que a realidade virtual será "algo que todos querem antes de se tornar algo que todos podem pagar".

Também lembrou de uma promessa feita em maio de 2015, de que o Rift custaria algo em torno de US$ 1.500, e disse que a empresa é boa em manter suas promessas.

O mercado brasileiro já tem à disposição dispositivos de realidade virtual: o Gear VR, da Samsung, e o Cardboard, do Google.

*

Veja abaixo os vídeos demonstrativos dos jogos "Lucky's Tale" e "EVE: Valkyrie".

Lucky's Tale

EVE: Valkyrie


Endereço da página:

Links no texto: