Folha de S. Paulo


Facebook amplia transmissão de vídeos ao vivo para todos os usuários

Divulgação
Facebook disponibiliza ferramenta de vídeos ao vivo para todos os usuários
Facebook disponibiliza ferramenta de vídeos ao vivo para todos os usuários

Quatro meses depois de lançar, apenas para celebridades, uma ferramenta para transmissão ao vivo de vídeos, o Facebook começou a ampliar a possibilidade de streaming para todas as pessoas.

Nesta quinta-feira (3), em período de teste, usuários do aplicativo para iOS da rede social nos Estados Unidos puderam, além de publicar seu status, compartilhar fotos e dizer como estavam se sentindo, fazer transmissões ao vivo.

Antes da transmissão, o usuário pode adicionar uma breve descrição e escolher quem poderá vê-la; durante ela, recebe dados que informam quantos e quais amigos se conectaram, além dos comentários feitos em tempo real.

Depois de encerrado o streaming, o vídeo fica salvo na linha do tempo, como se tivesse sido compartilhado.

A iniciativa é uma resposta do Facebook a outras redes sociais que já possuem ferramentas de vídeos ao vivo –a exemplo do Twitter e seu Periscope.

Sites especializados, como o americano The Verge, repercutiram a nova funcionalidade questionando seu funcionamento dentro dos parâmetros dos logaritmos do Facebook –que regulam, com base no potencial de engajamento, quais conteúdos vão aparecer na linha do tempo de cada usuário.

Transmissões ao vivo públicas seriam enviadas apenas para um grupo pequeno de pessoas e amigos mais próximos –não tendo o mesmo alcance obtido, por exemplo, pelo Periscope, que avisa todos os seguidores do usuário sobre o streaming.


Endereço da página:

Links no texto: