Folha de S. Paulo


Barbie 'inteligente' e conectada causa polêmica sobre privacidade

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A "Hello Barbie", que "conversa" com a criança

A nova boneca Barbie é "inteligente" e conectada. Ainda que conectada demais para alguns ativistas que defendem a privacidade na rede.

A gigante de brinquedos Mattel lançou, nos Estados Unidos, a boneca tecnológica "Hello Barbie", que promete ser um grande sucesso de vendas, porque permite que as crianças conversem com o brinquedo.

Para que isso aconteça, as conversas viajam pela rede wi-fi até servidores na "nuvem", que se utilizam de inteligência artificial para enviar uma resposta pessoal aos pequenos. É preciso baixar um aplicativo gratuito, disponível para os sistemas iOS e Android, e criar uma conta da ToyTalk para conectar a boneca ao wi-fi do usuário.

A boneca é equipada por um microfone com um software de reconhecimento de voz e inteligência artificial que permitem uma conversa de perguntas e respostas similar a Siri, do sistema iOS, ou ao Google Now.

Para o grupo ativista contra publicidade infantil Campaign for a Commercial-Free Childhood ("campanha para uma infância livre de comerciais"), os riscos que essa nova Barbie apresentam para a privacidade dos indivíduos são muito maiores que seus benefícios.

"As crianças confiam em seus bonecos e revelam detalhes íntimos de suas vidas, mas a Hello Barbie não manterá essas conversas em segredo", disse o grupo em um comunicado. "Ao pressionar o cinto da boneca, tudo o que seu filho disser será transmitido aos servidores na rede, onde o sócio tecnológico da Mattel, a ToyTalk, guarda e analisa tudo", continua.

Segundo a organização norte-americana, a boneca pode ainda ser um vítima de ataques de hackers, que podem acessar os dados armazenados pela família nas redes.

Além disso, o grupo escreveu que a nova Barbie prejudica a criatividade das crianças, que "deveriam usar sua própria iniciativa e criatividade para ter conversas com uma boneca". Pela Hello Barbie, os programadores e algoritmos da Mattel e ToyTalk é que induziriam a conversa, segundo os críticos.

#HELLNOBARBIE

A associação, que monitora o impacto de propagandas no cotidiano das crianças norte-americanas, pediu que os pais não comprem a boneca e lançou uma campanha com a hashtag #HellNoBarbie.

A Mattel não atendeu aos pedidos de comentários por parte da AFP. Mas a ToyTalk escreveu em seu blog na semana passada que o desenho da Hello Barbie possui dispositivos de segurança.

De acordo com a empresa, a senha do wi-fi é guardada em um hardware criptografado da boneca e não há mecanismos para obter a senha depois que ela é armazenada na boneca. A senha e nenhum histórico de conversas é guardado no aplicativo do smartphone.

A companhia disse ainda que os dados "nunca são usados para propósitos publicitários" e que a boneca é certificada pela lei de proteção da privacidade infantil na internet.

Para responder as preocupações sobre a privacidade, a Mattel e a ToyTalk lançaram um programa para caçar erros que recompensará quem descobrir possíveis vulnerabilidades.

"Desenhamos essa boneca devido aos numerosos pedidos das crianças que queriam falar com sua Barbie", disse a ToyTalk.


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