Folha de S. Paulo


Dicionário Oxford elege emoji como 'palavra' do ano pela primeira vez

Divulgação
Emoji chamado de
Emoji chamado de "rosto com lágrimas de alegria" é eleito "palavra" do ano pelo dicionário Oxford

Sem letras, sílabas ou acentos. A palavra do ano de 2015, segundo eleição do Dicionário Oxford da língua inglesa, não é exatamente uma palavra. Mas sim uma carinha que solta lágrimas de tanto rir. Um emoji.

De acordo com a instituição britânica, é a primeira vez que uma imagem pictográfica usada para "expressar uma ideia ou emoção" recebe o título em vez de uma palavra.

Divulgação
Emoji chorando de rir

O emoji que mostra uma carinha amarela rindo com lágrimas nos olhos, oficialmente chamado de "rosto com lágrimas de alegria", foi escolhido dentre uma lista com nove finalistas, entre eles "refugiado", "bloqueador de anúncios" (em inglês: "ad blocker"), "companhia compartilhada" ("sharing economy") e "they" (termo usado em inglês para se referir a pessoas de gênero não especificado).

Todos os anos um júri escolhe a palavra vencedora com base em seu "potencial duradouro" e em sua "significância cultural". Assim, o "rosto com lágrimas de alegria" é a "palavra" que melhor reflete as preocupações, o humor e o "ethos" deste ano, segundo o dicionário.

A editora também justificou sua escolha pelo aumento do uso de emojis ao redor do mundo. Uma pesquisada realizada pela instituição em parceria com a empresa de tecnologia SwiftKey mostra que, apesar de a palavra "emoji" ser encontrada em inglês desde 1997, seu uso mais que triplicou em 2015 em relação ao ano anterior.

Segundo o levantamento, a carinha chorando de rir foi a mais usada globalmente e representou, ainda, 20% de todos os emojis usados no Reino Unido e 17% nos Estados Unidos.

O Dicionário Oxford destacou ainda que os emojis "foram abraçados como uma sutil forma de expressão, que pode cruzar barreiras linguísticas."

OUTROS ANOS

Não é a primeira vez que uma palavra relacionada ao universo da tecnologia recebe o título da instituição. A palavra do ano de 2013 foi "selfie" e a de 2012, "GIF". Já no ano passado, o termo "vape" –ligado aos cigarros de vapor– foi a vencedora.


Endereço da página: