Folha de S. Paulo


Twitter passa a usar corações em vez de estrelas para curtir mensagens

Reprodução
Anúncio oficial sobreo novo botão coração:
Anúncio oficial sobre o novo botão: "Você pode dizer muito com um coração. Introduzindo um novo jeito de mostrar como você se sente no Twitter" diz o texto

O Twitter anunciou nesta terça-feira (3) que vai deixar de usar o símbolo de estrela que permitia aos usuários marcar seus conteúdos "favoritos" na rede social, e o substituirá por um coração para "curtir" as mensagens.

A rede social argumenta que este novo sistema, que lembra o utilizado pelo rival Facebook com seu famoso botão "curti" simbolizado por um polegar para cima, permite aos usuários expressar de um modo mais simples suas opiniões.

"Queremos tornar o Twitter mais simples e sua utilização mais gratificante, e sabemos que às vezes a estrela pode ser confusa, sobretudo para os recém-chegados", comentou Akarshan Kumar, responsável de produtos, em mensagem no blog da empresa.

"É possível curtir várias coisas, mas nem tudo pode ser seu favorito", acrescentou.

O coração "é um símbolo universal que atravessa todas as línguas, culturas e fusos-horários", e é "mais expressivo", garantiu Kumar. "Em nossos testes, encontramos que as pessoas gostam" desse método, afirmou.

BRILHA, ESTRELINHA

A mudança provocou reação imediata nos usuários da rede social. Memes, piadas e reclamações foram tuitados e retuitados com a hashtag #TwitterHeart. Num desses posts, um usuário diz "olha o que eu faço com o seu coraçãozinho", e publica uma foto do novo botão levando um "peteleco".

Em outro, há uma foto de um grupo de soldados carregando enfeites em formato de estrela –e a legenda dada no tuíte: "Exército já pensa em atacar Twitter e colocar estrela de volta".

O coração já é o símbolo usado no Periscope, a filial do Twitter que permite divulgar vídeos ao vivo desde um smartphone. Também aparece na rede social e no Vine, outro de seus aplicativos de vídeo.

O Twitter acaba de colocar novamente o cofundador Jack Dorsey na direção geral, com a missão de retomar seu crescimento. Mas teve problemas para aumentar o público frente a outras redes sociais: ganhou apenas 4 milhões de usuários no terceiro trimestre para chegar a um total de 320 milhões.

A direção de Dorsey reconheceu que o Twitter é muito complicado para seduzir o grande público, e a simplificação do serviço é uma das prioridades de sua gestão.


Endereço da página: