Folha de S. Paulo


Morreu a lendária mulher que avaliou 31 mil livros na Amazon

Harriet Klausner estava longe de ser celebridade: não era alguém que você reconheceria na rua ou ao ouvir o nome por aí. Quer dizer, isso se você não pertencer à bizarra subcultura de avaliadores da Amazon. No site, ela era uma lenda.

Ex-bibliotecária e autoproclamada leitora veloz, Klausner escreveu mais de 31.000 avaliações de livros - todos vendidos no site de comércio Half.com depois de lidos. O número surpreendente, porém, não se expandirá mais. Ela morreu na semana passada aos 63 anos.

Blogs inteiros eram dedicados à leitura de Klausner. Para muitos, as avaliações eram falsas. Poucas das resenhas eram negativas. Em sua bio, ela afirmava ler dois livros por dia. "Fui bibliotecária de aquisições na Pensilvânia e escrevia uma coluna mensal de recomendações", escreveu. "Descobri que gostava de fazer as avaliações e decidi virar freelancer após o nascimento de meu filho."

Ramchand Bruce Phagoo
Estante de biblioteca
Estante de biblioteca

As avaliações de três parágrafos muitas vezes davam um resumo do enredo (muitas vezes errôneos) em duas linhas; a seguir, vinham elogios e a avaliação em quatro ou cinco estrelas. Muitas das avaliações eram de romances popularescos e gêneros toscos. Grande parte aparecia no dia de lançamento dos livros e vários deles pipocavam na lista do Half.com de seu filho antes do lançamento, de acordo com um post sarcástica Sociedade de Apreciação à Harriet - que, claro, era tudo menos isso. Seus críticos não têm dúvidas de que as avaliações eram pagas.

A natureza prolífica e controversa em torno de Klausner atraíram a atenção da imprensa por meio de veículos comoTime Magazine, The Dayton Daily News eWall Street Journal. Mas após a Amazon ter alterado seu sistema de avaliações, Klausner deu uma sumida de acordo com o Telereads, por mais que as avaliações continuassem (e os haters também).

Klausner escreveu até o fim da vida. Sua última avaliação, datada de 12 de outubro, deu à Adrenaline de John Benedict saudáveis quatro estrelas.

Tradução: Thiago "Índio" Silva

Leia no site da Vice: Morreu a lendária mulher que avaliou 31 mil livros na Amazon


Endereço da página: