Folha de S. Paulo


Escândalos não afetam 'Fifa 16', diz produtor do game

Divulgação
Imagem da jogadora Alex Morgan no novo game
Imagem da jogadora Alex Morgan no novo game "Fifa 16"

O escândalo envolvendo dirigentes e ex-cartolas do futebol internacional, presos em maio na Suíça, não prejudica a série de games que leva o nome da Fifa, nem sua nova versão, o "Fifa 16". É o que diz o produtor da Eletronic Arts, Sam Rivera, em conversa com a Folha na Brasil Game Show. A feira, maior do gênero na América Latina, abriu para o público nesta sexta-feira (9).

"Não vai afetar o game em nada, nem como ele será vendido", diz Rivera. "Somos completamente separados. Estamos concentrados no nosso trabalho. Não temos nada a ver com o que está acontecendo."

Ennio Leanza/EFE
ZÚRICH (SUIZA), 02/06/2015.- Joseph Blatter, presidente de la FIFA, anuncia en rueda de prensa que pone a disposición su cargo e informa de que habrá un congreso extraordinario para elegir al nuevo mandatario del máximo organismo futbolístico mundial
Joseph Blatter, presidente da Fifa envolvido em escândalo de corrupção, que foi suspenso por três meses

Nesta quinta-feira (8), o Comitê de Ética da Fifa anunciou a suspensão, por três meses, do presidente da entidade, Joseph Blatter, e o presidente da Uefa, Michel Platini. De acordo com regras do comitê, a suspensão pode ser prorrogada por mais 45 dias.

Rivera participou de uma apresentação da Warner, distribuidora do "Fifa 16", em que a companhia afirmou esperar um crescimento de dois dígitos do mercado brasileiro de games, mesmo com a crise econômica.

JOGADORAS

A principal novidade do "Fifa 16" é a inclusão das seleções femininas, como a equipe brasileira. Para reproduzir o jogo delas, Rivera afirmou que a equipe da Eletronic Arts, desenvolvedora do game, assistiu às partidas da Copa do Mundo de futebol feminino, para entender como eram a movimentação e as táticas.

A empresa também precisou fazer a captura do movimento das atletas, já que a forma como uma mulher corre é diferente da de um homem. No resto, a mecânica do game entre homens e mulheres é bastante parecida.

"Vamos dizer que o Cristiano Ronaldo recebeu nota 30 de velocidade na nossa avaliação. A Marta ficou com 15. Construímos o jogo todo em cima desses dados. E essa a diferença nos valores muda todo o jogo, a animação das corridas, a dinâmica", diz.

Quanto à ausência de Flamengo e Corinthians, os dois times mais populares do país, que fecharam contrato de exclusividade com o concorrente "Pro Evolution Soccer", Rivera diz que gostaria de contar com todas as equipes.

"É como no futebol real. O Barcelona e o Real Madrid querem os principais jogadores. Mas não conseguem ter todo mundo. Nós queríamos contar com todos os atletas, da primeira, da segunda e da terceira divisão, mas nem sempre é possível", diz.


Endereço da página: