Folha de S. Paulo


Neymar ganha game para celulares, mas sem partidas de futebol

O jogador Neymar ganhou nesta quinta-feira (8) um game para celulares, mas não é um simulador de futebol, como "Fifa 16" ou "Pro Evolution Soccer". O jogo, desenvolvido pela brasileira Smyowl em parceria com a Maurício de Sousa Produções e outras duas empresas, é um misto de "puzzle" e ação com temática futebolística.

"Nós queríamos tornar o jogo o mais acessível possível. Se fosse de futebol, teria um público restrito", afirma Maurício Alegretti, dono da Smyowl, em entrevista à Folha na Brasil Game Show, a maior feira de games do país.

"Neymar Jr Quest" é similar ao famoso "Candy Crush", em que o jogador precisa fazer sequência de doces no tabuleiro para ganhar pontos e avançar. No game do atleta, que tem o personagem desenhado no mesmo estilo da "Turma da Mônica", é preciso unir bolas e outros itens típicos do esporte.

Reprodução
Novo jogo do Neymar para celulares não tem partida de futebol
Novo jogo do Neymar para celulares não tem partida de futebol

O game segue a história produzida por Maurício de Sousa nas tirinhas sobre o jogador. O vilão Mago Ranzinza rouba a coleção de bolas do jogador – que as de fato junta na vida real. Assim, Neymar fica fraco e perde sua habilidade futebolística.

O objetivo do game é atravessar dezenas de fases, recuperando as bolas e enfrentando inimigos poderosos. A cada 20 fases, há um chefe, um oponente ainda mais forte, em que é preciso usar estratégia para derrotá-lo.

Para vencer esses adversários, a pessoa pode comprar, com dinheiro real, equipamentos mais poderosos ou o direito a ter mais jogadas para chegar ao objetivo necessário. O game em si é gratuito.

"Ninguém precisa comprar nada para terminá-lo", diz Alegretti. "Mas o jogador que quiser pode conseguir alguns atalhos."

Outra falta no jogo são as gírias típicas do jogador. Para recuperar a coleção de bolas, ele monta um time, mas jamais chama seus aliados de "parças", conforme o atleta faria. Também não espere ouvi-lo falar "é tóis", no game.

Alegretti diz que Neymar, o atleta, sabe do jogo, mas não se envolveu no seu desenvolvimento. "Eu queria conhecê-lo, mas não consegui".

Quem cuidou da produção foi a equipe que gerencia a carreira do astro do Barcelona e da seleção brasileira.

"Neymar Jr Quest" está disponível para Android, iOS e Windows Phone.


Endereço da página: