Folha de S. Paulo


TESTE FOLHA

Game de corrida 'Forza 6' se destaca nas disputas sob chuva

Já faz um bom tempo que não me animo com jogos de corrida. "Need For Speed Underground 2" (2004) foi o último título de automobilismo que joguei com prazer. Na história recente, "The Crew" (2014), um dos poucos que me pareceram promissores, se mostrou decepcionante.

Mas o novo título da franquia de corrida "Forza", lançado há duas semanas, conseguiu reacender parte do meu interesse pelo gênero, pela qualidade gráfica e pelo desafio que proporciona como simulador de automobilismo.

QUANTIDADE E QUALIDADE

"Forza Motorsport 6" permite colecionar e personalizar tantos carros que o número chega a ser absurdo: são mais de 450 veículos de marcas diversas, desde modelos mais comuns tunados até máquinas da Fórmula E, de carros elétricos. A lista deixa a seleção de 200 carros do antecessor, já robusta, no chinelo.

A melhora quantitativa, esperada numa boa sequência do gênero de corrida, também se deu no caso dos circuitos disponíveis. "Forza 5" foi criticado no lançamento, em 2013, por apresentar apenas 16 pistas de corrida: muitos carros e poucos trajetos onde correr tornaram a experiência repetitiva.

A desenvolvedora Turn 10 aprendeu com o erro, trouxe os circuitos do antecessor ao "Forza 6" e adicionou dez trajetos inéditos, incluindo um circuito de rua no Rio de Janeiro, em comemoração aos 10 anos da franquia. Indianópolis, nos EUA, e Silverstone, na Inglaterra, por exemplo, também fazem parte da coleção.

O jogador pode atravessar todos eles nas mais de 70 horas do modo carreira, dividido em cinco volumes, de acordo com um tipo específico de automóvel. Ainda não alcancei a metade do game, mas a progressão não é tão cansativa: frequentemente é preciso se adaptar a um novo carro, num novo ambiente, e eventos especiais trazem desafios diferentes de derrotar 23 oponentes.

REALISMO

Mais que isso, pela primeira vez na série "Motorsport", um número limitado de circuitos tem corridas à noite ou sob chuva, como o Circuit de la Sarthe, em Le Mans, na França. Essas condições não só aumentam a variedade de corridas, mas mudam drasticamente a forma como seu carro se comporta nas pistas, graças ao nível de realismo que a franquia tem buscado alcançar.

À noite, as temperaturas mais baixas do asfalto reduzem a aderência dos pneus, e a escuridão em muitos pontos dos trajetos dificulta a visibilidade. Sob chuva, o piloto é forçado a repensar toda a dinâmica de frenagem nas curvas, mas o maior perigo é a hidroplanagem causada pelas poças de água na pista. Já não sei mais quantas vezes perdi o controle do carro numa delas e precisei me recuperar de um giro inesperado.

Quanto mais o jogador abre mão de assistências de pilotagem (como trajeto ideal da pista, auxílio de frenagem, sistema de câmbio automático e colisões sem dano), mais "Forza 6" se aproxima de um simulador de corrida.

O game, aliás, faz um bom trabalho com as vibrações do controle do Xbox One para fornecer feedback ao jogador. A Turn 10 quer que você sinta até na ponta dos dedos como o seu carro se comporta derrapando na pista ou explorando outros terrenos não asfaltados, como as ruas ladrilhadas do circuito de Praga ou até mesmo a camada arenosa de uma área de segurança. Prepare-se para trocar as pilhas dos controles com mais frequência que o normal.

Os pilotos mais inexperientes não devem se assustar com tamanho realismo: é para isso que servem as assistências de pilotagem e o recurso de rebobinar. Já familiar aos fãs da série, ele permite voltar no tempo para evitar uma colisão ou uma curva mal calculada, por exemplo, de forma que você não perca tempo ou posições preciosas.

Faz diferença, também, o nível do sistema de inteligência artificial "humano" da série, que cria competidores para partidas off-line com base no modo de pilotar de jogadores da comunidade. É uma pena que os "drivatares", como são chamados, no geral ainda sejam muito agressivos.

"Forza 6" peca por não oferecer treinos classificatórios para decidir a posição do jogador no grid de largada. Você geralmente inicia as corridas no meio do pelotão, o que, inicialmente, se mostra um desafio interessante. Mas, conforme você ganha experiência, os primeiros colocados começam a abrir vantagens quase impossíveis de serem superadas. Isso sem alterar a dificuldade do jogo.

MULTIPLAYER JUSTO

Ainda em busca de oferecer corridas equilibradas, a Turn 10 criou as Ligas, divisões de pilotos baseadas em habilidade e profissionalismo, das quais os jogadores podem participar em determinados dias e horários. Todos iniciam na divisão mais baixa, mas ganham posições no ranking conforme têm êxito.

Dessa forma, as corridas das Ligas são mais justas que as de outros modos, evitando que você enfrente jogadores bem mais experientes ou que geram colisões propositalmente, caso você seja mais um piloto mais tranquilo -e vice-versa.

Assim como no modo carreira, as partidas do modo multijogador on-line de "Forza 6" têm até 24 corredores, frente ao limite de 16 do antecessor. Em meus testes, não experienciei nenhum engasgo ou travamento, mesmo quando o game indicava lentidão em minha conexão à internet.

Se você der sorte de entrar numa sala com jogadores de boa reputação, vai até ouvi-los se desculpando por colisões acidentais que o empurrem para fora da pista e o façam chegar em último lugar (eu).

FORZA MOTORSPORT 6
PLATAFORMA: XBOX ONE
DESENVOLVEDOR: TURN 10 STUDIOS
LANÇAMENTO: 15 DE SETEMBRO DE 2015


Endereço da página:

Links no texto: