Folha de S. Paulo


TVs produzem conteúdo já pensando em como viralizá-lo

Reprodução
Palhaço dá torta na cara de mulher em vídeo com câmera escondida do SBT
Palhaço dá torta na cara de mulher em vídeo com câmera escondida do SBT

A final do "MasterChef", da Band, bateu o recorde da audiência do programa na televisão, com 10 pontos de média no Ibope, o que fez com que a emissora fosse líder por 21 minutos.

Mas a emissora bateu bumbo mesmo para a marca de 1 milhão de tuítes durante o programa –no fim, a soma chegou a mais de 1,8 milhão de publicações na plataforma.

Sinal da importância que as emissoras dão às redes sociais. O SBT, por exemplo, tem investido nas pegadinhas do "Programa Sílvio Santos" para conseguir espalhar seu conteúdo nesse tipo de site. Em apenas 48 horas, a pegadinha do palhaço que distribui tortas na cara em um shopping de São Paulo conseguiu 48 milhões de visualizações no Facebook, recorde para a emissora.

Câmera Escondida, a pegadinha do SBT que é sucesso na internet

"A TV ainda é a grande impulsora do conteúdo nas redes sociais. Ao mesmo tempo, sentimos um retorno positivo na televisão quando algo vai bem na internet. No caso das pegadinhas, por exemplo, influencia inclusive as próximas que estão sendo preparadas", afirma Fernando Pensado, gerente de plataformas digitais do SBT.

Para Sergio Floris, diretor de TV do Twitter Brasil, as emissoras estão mais preocupadas, desde o início da produção, com a repercussão que o programa vai ter na internet. E procuram o Twitter em busca de estratégias, como as que foram pensadas para o "MasterChef", como a contagem de tuítes na tela da televisão e o anúncio ser feito primeiro na rede social.

"O Twitter é hoje o maior sofá do mundo. Pessoas que não se conhecem interagem o tempo todo. Isso é interessante para qualquer emissora", afirma Floris.

Masterchef é Programa mais comentado no twitter - Número de visualizações de tuítes sobre o programa, em milhões

INTERVALO AO VIVO

O programa "Mariana Godoy Entrevista", que estreou em maio, também tem seu conteúdo alterado em função das redes sociais. "Trouxemos vários convidados musicais que as pessoas pediam. E a gente começa a entrevista pelo tema mais abordado pelo público na internet", diz a apresentadora.

Em alguns intervalos, ela aproveita para usar o app de transmissões ao vivo Periscope e mostrar os bastidores do programa. "As pessoas querem saber o que acontece na troca dos entrevistados, qual é a conversa enquanto bebem água. É como se o programa não saísse do ar", diz Matheus Carvalho, editor-executivo da atração.

Os mais comentados - Número de tuítes de cada programa, em milhares

A Record recebeu em março deste ano menção honrosa no "Shorty Awards", considerado o Oscar das redes sociais, na categoria "Melhor Uso de Memes", pela campanha feita para divulgar o seriado "Breaking Bad", que iria estrear na grade da emissora. Nos memes, o protagonista Walter White aparece como Rainha Má e dançando o "Lepo Lepo", dentre outros.

"Foi algo pensado e idealizado para ser veiculado na internet. Não adianta adaptar o conteúdo de uma plataforma para a outra, tem que estar em uma rede o que de fato merece estar", afirma Antonio Guerreiro, diretor-geral de novas mídias da emissora.

Outra iniciativa da empresa de Edir Macedo aconteceu com o recém-estreado "Programa Xuxa Meneghel", que conta com uma versão na internet, chamado de "Xuxa Online", apresentado ao vivo pela atriz Bárbara Borges. O Snapchat é usado para fazer a transição entre as duas atrações.

A Globo tem em suas novelas o carro-chefe nas redes sociais. Tanto que no mais recente ranking semanal do Ibope Twitter TV Ratings, que mede a repercussão do conteúdo televisivo no ambiente digital, das dez primeiras posições, cinco são de novelas globais, com "Verdades Secretas" e "A Regra do Jogo".

A importância da teledramaturgia na internet define um tipo de estratégia específica para ela. "São sete, oito meses no ar, portanto, achamos mais interessante promovê-la por um perfil específico do que criar um perfil novo, alimentá-lo, ter uma base de fãs, e, com o fim da novela, não ter mais conteúdo para postar", diz Carlos Alberto Ferreira, coordenador de mídias sociais da Globo. Ele será um dos palestrantes na conferência youPIX CON, na próxima quarta (23), em São Paulo.

Algumas ações da emissora carioca têm sido pensadas na base da colaboração dos internautas, como a chamada para o filme "Amanhecer", da saga "Crepúsculo". As redes sociais ganharam uma chamada exclusiva, com base na resposta do público para a pergunta: "Qual o segredo de um amor eterno?".

No entanto, a colaboração pode ter um reflexo negativo. Nos comentários, há críticas à emissora ter o costume de cortar alguns filmes.


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