Folha de S. Paulo


Twitter começa a testar no Brasil agregador de notícias populares

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Tela da versão de testes do News, novo serviço agregador de notícias do Twitter
Tela da versão de testes do News, novo serviço agregador de notícias do Twitter

O Twitter começou a testar no Brasil, na noite desta terça-feira (25), uma nova ferramenta no seu aplicativo para smartphones e tablets: um agregador de notícias.

Com o novo serviço, chamado News, o usuário não vai mais precisar buscar as notícias em meio aos tuítes dos amigos e das personalidades que segue.

Reportagens populares estarão reunidas em um mesmo lugar, que poderá ser acessado por um botão localizado ao lado dos usados para abrir a linha do tempo e ver as notificações.

Não é preciso seguir nenhum meio de comunicação para usar a ferramenta: as notícias de veículos mais conhecidos e que receberem mais comentários, curtidas e retuítes serão selecionadas automaticamente pelo app.

Na nova função, as notícias vão aparecer em forma de manchetes. Ao clicar nelas, será possível ler um resumo do texto, além de poder acessar a matéria completa no navegador do próprio aplicativo. Também será possível ver se o mesmo assunto foi noticiado por outros meios de comunicação.

"Nessa primeira versão, o app leva em conta o que está mais popular. No futuro, vai permitir que os usuários personalizem o que será mostrado de acordo com seus interesses", disse Rafael Dahis, gerente de produtos para mercados internacionais do Twitter à Folha.

Segundo o Twitter, mais de 60% dos usuários no Brasil usam a rede social de mensagens curtas para se informar.

Durante a fase de testes, nem todo mundo terá acesso à nova função. No Brasil, 20% dos usuários da rede social foram escolhidos ao acaso para começar a usar a ferramenta.

O Brasil é o quarto país do mundo a receber o agregador de notícias. O Japão passou pelo período de testes e já tem o serviço disponível para todos os usuários. Índia e Estados Unidos também estão recebendo aos poucos a ferramenta. O aplicativo do Twitter está disponível para smartphones e tablets com sistema operacional iOS e Android.

Essa não foi a única novidade anunciada pelo Twitter neste mês. A rede social já havia acabado com o limite de 140 caracteres em mensagens diretas.


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