Folha de S. Paulo


Serviço do Google que permite a usuário editar mapas volta ao ar

Reprodução-abr/2015
Robô da Android urinando na maçã da Apple foi encontrado em mapa do Google Maps
Robô da Android urinando na maçã da Apple foi encontrado em mapa do Google Maps

O Google reativou nesta semana o Map Maker, recurso que permite a usuários editar os mapas no serviço da empresa, o Google Maps. A ferramenta havia sido bloqueada no último mês de abril, quando usuários passaram a vandalizar o serviço.

Entre as "brincadeiras", a que mais se notabilizou foi uma ilustração em que o robô símbolo do Android, sistema operacional do Google, aparecia urinando na maçã da Apple.

A imagem estava ao sul da cidade paquistanesa de Rawlpindi. Segundo o jornal britânico "The Guardian" noticiou à época, a imagem vinha acompanhada de outra, mais a leste, com os dizeres em inglês "Google review policy is crap" (em tradução livro, a política de revisão do Google é uma porcaria) e uma carinha triste.

A volta do Map Maker ocorrerá gradualmente. Por ora, apenas seis países têm a volta liberada –o Brasil está entre eles. Os outros cinco são Bangladesh, Canadá, Filipinas, Índia e Ucrânia.

Para evitar novos episódios do tipo, o Google reforçou a equipe e o sistema automático de aprovação de edições.

Além disso, foi criado o papel do líder regional, membro da comunidade com um histórico de contribuições significativas para o serviço de mapas. Ele será o responsável por analisar edições feitas nos mapas –o sistema automático de revisões continuará a funcionar, bem como o acompanhamento esporádico por parte de funcionários do Google.

Os usuários continuarão temporariamente proibidos de criar polígonos nos mapas. Edições, como o acréscimo de nomes, em figuras com características de polígono estão liberadas. Segundo o Google, outros países terão a entrada liberada no serviço nas próximas semanas.


Endereço da página:

Links no texto: