Folha de S. Paulo


Site de foto lança app similar ao Instagram para atrair amadores

Reprodução
O 500px lançou uma nova vesão do aplicativo com funções similares ao Instagram
O 500px lançou uma nova versão do aplicativo com funções similares ao Instagram

O Instagram ganhou um concorrente de peso nos aplicativos destinados a fotografia. Nesta semana, o 500px, site canadense usado por fotógrafos profissionais para exibir e vender seus trabalhos, lançou uma nova versão do seu aplicativo para iPhone, deixando-o mais parecido com o rival e mais fácil de usar.

Com a atualização, é possível ver as fotos na "linha do tempo" do 500px, curtir e comentar, da mesma maneira que é feito no Instagram.

No entanto, o 500px traz diferenciais como poder publicar fotos em alta resolução e em formatos diferentes do quadrado, única disposição permitida pelo "concorrente".

Também é possível ver informações técnicas da imagem, como a velocidade do obturador e a abertura da lente aplicadas na foto, além da câmera usada. O app está integrado ao Adobe Lightroom, programa usado para edição de imagens, que permite que as fotos sejam alteradas também no celular.

Segundo o 500px, as novas ferramentas servem para todos os usuários, não só os que vivem profissionalmente da fotografia.

"O aplicativo oferece o melhor da fotografia em celulares ao misturar a experiência de uma rede social com um rico arquivo de imagens de alta qualidade e uma comunidade de fotógrafos", disse, em entrevista por e-mail à Folha, um porta-voz do site.

"Mais de 1 trilhão de fotos são tiradas todos os dias, a maioria por entusiastas, não profissionais. A comunidade do 500px os ajuda a desenvolver habilidades, dando feedback ao marcar uma foto como favorita, compartilhá-la nas redes sociais ou até publicando uma crítica nos comentários", explica.

O 500px afirma que tem 6 milhões de usuários registrados no mundo –não especifica quantos são brasileiros. O Instagram tem, de acordo com o Facebook, 300 milhões de usuários.

Em maio, o site canadense conseguiu um aporte de US$ 13 milhões de uma empresa de investimentos em start-ups para expandir seus serviços.

A versão do aplicativo para celulares com sistema operacional Android deve ser lançada ainda neste ano.


Endereço da página: