Folha de S. Paulo


Waze passa a oferecer rotas para evitar rodízio de veículos na cidade de SP

Um dos principais aplicativos de navegação urbana, o Waze lançou nesta segunda-feira (10) um serviço que avisa aos usuários sobre o rodízio de veículos na cidade de São Paulo.

Assim, agora a ferramenta pergunta, antes de calcular a rota, os dois últimos números da placa do veículo.

O caminho sugerido passa por vias em que seja possível trafegar mesmo durante o rodízio –ou seja, fora da zona de restrição do centro expandido– e avisa quando o carro não pode tomar uma via dentro do período do rodízio (das 7h às 10h e das 17h às 20h).

Reprodução
O Waze agora avisa o usuário sobre o rodízio de veículos na cidade de São Paulo
O Waze agora avisa o usuário sobre o rodízio de veículos na cidade de São Paulo

Quando o motorista se dirigir para um local dentro da zona de restrição, o Waze vai alertá-lo se o rodízio se aplica ao seu carro e encontrará o caminho mais rápido em para contornar a proibição. O propósito do novo serviço é evitar as multas de trânsito.

Para acionar o serviço, o usuário precisa abrir o app, selecionar "Menu", depois escolher "Configurações", e, em seguida "Navegação" e clicar em "Restrição veicular na via".

São Paulo é a primeira cidade do mundo a receber o serviço que informa sobre o rodízio de carros. Segundo a empresa, ela vai ouvir a avaliação dos motoristas antes de ampliar a opção para outras localidades com restrições similares ao rodízio paulista.

A nova ferramenta está disponível tanto para quem tem celulares com sistema Android quanto iOS. As próximas atualizações do Waze deverão levar a função para outras cidades com restrições ao trânsito de veículos.


Endereço da página: