Folha de S. Paulo


Estudo mostra que 'hahaha' é forma mais comum de rir na internet

Reprodução
O uso dos emoji é uma das formas mais comuns de rir na internet
O uso dos emoji é uma das formas mais comuns de rir na internet

Quem nunca usou a internet para ver algum site engraçado e rir entre um momento ou outro de tensão? Apesar de essa ser uma atividade frequente para todo mundo, a maneira como as pessoas riem on-line está mudando, é o que mostra um estudo divulgado pelo Facebook na última semana.

De acordo com a rede social, a forma mais comum de as pessoas gargalharem em comentários na internet é escrevendo "hahaha" e suas variações como "haha" ou "haaahhahaha".

Para chegar a esse resultado, o site de Mark Zuckerberg analisou mensagens e comentários publicados na última semana de maio que continham risadas. Os autores das postagens, porém, não foram identificados na pesquisa.

Por questão de privacidade, as conversas no Messenger, o bate-papo do Facebook, também não foram analisadas.

Entre todas as risadas estudadas, "hahaha" ocupou a primeira colocação com 51,4% de frequência. O uso apenas de emojis ficou em segundo, presente em 33,7%, das mensagens.

A surpresa do estudo foi a queda no uso de "lol" ("laugh out loud"), expressão inglesa usada frequentemente no começo da internet, que significa algo como "rindo muito". Das risadas, apenas 1,9% tinham uso de "lol".

A pesquisa também mostrou que os usuários mais jovens tendem a usar apenas os emojis para expressar suas risadas, enquanto "lol" é mais comum entre aqueles com idade entre 20 a 35 anos.

Dependendo do lugar da postagem, o tipo de risada também pode mudar. Segundo o Facebook, os emojis são mais comuns em Nova York, enquanto quem mora em Boston prefere o "hahaha".

A pesquisa do Facebook usou dados recolhidos no mundo inteiro, embora tenha dado prioridade aos países de língua inglesa. Assim, o famoso "kkkkkk" ficou fora do resultado final.


Endereço da página: