Folha de S. Paulo


Microsoft lança Windows 10 nesta quarta; saiba como atualizar

A Microsoft lançou à 1h desta quarta-feira (29) seu novo sistema operacional para computadores, celulares e tablets, o Windows 10, que tem melhorias de desempenho e volta atrás em algumas das mudanças da versão antecessora, como a volta do famigerado menu Iniciar (leia o teste completo aqui).

Uma novidade no software é um novo navegador, substituto do Internet Explorer, intitulado Edge (anteriormente referido como projeto Spartan). Mais rápido e com melhor suporte a padrões modernos, o browser poderá receber extensões (os "plug-ins" ou "add-ons"...) de Chrome e Firefox, por exemplo, apesar de essa capacidade ainda não estar disponível. Leia o teste completo do Edge.

Cortana, uma assistente virtual que interpreta comandos de voz (e responde falando, também, com seu sintetizador vocal), é outra implementação. Lembra a Siri, do iPhone, e o Google Now, do Android e do Chrome. Conheça as dez principais novidades do Windows 10.

COMO BAIXAR

Se você usa Windows 7 e seu computador atende aos requisitos mínimos necessários (coisas como processador, quantidade de memória etc –lista abaixo), a Microsoft provavelmente já o está bombardeando com avisos para "reservar" o download do sistema.

Quem já se cadastrou (veja a página criada pela Microsoft para isso) e pôs o nome na fila da atualização deve poder baixá-la e instalá-la antes dos demais –alguns downloads começaram já nesta terça-feira, segundo relatos na imprensa tecnológica internacional.

A base de usuários poderá fazer o download "ao longo deste ano", e a meta da companhia é que 1 bilhão de pessoas use o novo software até 2018.

Quem comprou uma máquina já com Windows 7, Windows 8 ou Windows 8.1 instalado não precisa pagar (mas isso vale só para quem atualizar até 29 de julho de 2016).

O arquivo instalador tem cerca de 3 Gbytes, então para baixá-lo pode ser necessário bastante tempo, dependendo da qualidade da conexão (em teoria, banda larga de 10 Mbps dá conta do recado em 40 minutos).

O software será vendido no Brasil por R$ 330 na versão Home e R$ 560 na versão Pro (que tem algumas ferramentas extras, voltadas para empresas e profissionais de tecnologia). Veja respostas para as principais dúvidas sobre o Windows 10.

Uma maneira garantida de conseguir o software nesta terça é comprando um computador novo com o sistema –caso alguém vá de fato fazer isso, vale consultar se está escrito na máquina que a versão do Windows que vem é mesmo a 10.

*

REQUISITOS DO SISTEMA DO WINDOWS 10

  • Processador de 1 GHz
  • 2 Gbytes para sistemas com tecnologia de 64 bits (como a grande maioria dos computadores vendidos a partir de 2006); 1 Gbyte para sistemas de 32 bits
  • 32 Gbytes de espaço livre em armazenamento (sistema de 64 bits); 16 Gbytes para sistemas de 32 bits
  • Resolução de tela de 800 x 600 pixels; placa gráfica DirectX 9 ou mais recente

*

Linha do tempo do Windows

Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: