Folha de S. Paulo


Google passa a permitir canal no YouTube sem conta em rede social

O Google divulgou nesta segunda-feira (27) que não será mais preciso ter uma conta no Google Plus (Google+), a rede social lançada em 2011, para acessar o aplicativo de fotos, fazer check-in nos lugares visitados e criar um canal no YouTube.

O app Fotos vai oferecer praticamente as mesmas opções de organização de imagens do Plus, enquanto a ferramenta de compartilhar lugares passará para o Hangouts.

O link entre o Plus e o YouTube também não vai mais acontecer. Assim, os comentários feitos na rede social não serão publicados automaticamente no site de vídeos. Para criar um canal, agora será preciso apenas de uma conta no Google, como a usada para acessar o Gmail.

Divulgação
Aplicativo de fotos do Google
Aplicativo de fotos do Google

A companhia também disse que as contas do Google não serão públicas nem poderão ser achadas em sua ferramenta de busca. Quem criou um perfil no Google Plus apenas para acessar os outros serviços da empresa terá a opção de removê-la.

As primeiras alterações serão feitas no YouTube, enquanto os demais serviços ganharão as mudanças nos próximos meses.

"Enquanto acertamos em algumas coisas, nós tomamos algumas decisões que, olhando agora, precisam ser repensadas", disse Bradley Horowitz, um dos vice-presidentes do Google, no blog da empresa.

Apesar do número elevado de usuários registrados no Plus, o Google disse ter percebido que eles usam a rede apenas para conectar em outros serviços da empresa e não interagem entre eles.


Endereço da página:

Links no texto: