Folha de S. Paulo


Microsoft lança o Windows 10, que volta com o botão Iniciar; veja teste

A Microsoft parece ter se acostumado a intercalar versões boas do Windows com outras bem ruins (os altos e baixos da sequência XP - Vista - 7 - 8 mostram isso claramente). Teoricamente, agora é a vez de uma edição "boa", e testes da Folha com o Windows 10 indicam mesmo uma correção de rota. Veja aqui as dez principais novidades.

O sistema operacional será lançado globalmente na quarta-feira (29). Por um ano, usuários dos Windows 7, 8 e 8.1 poderão fazer o download gratuito do novo programa. Quem tem os mais antigos, como o XP, pagará US$ 199.

"Betas" estavam disponíveis para desenvolvedores desde outubro. Na semana passada, a reportagem usou a versão 10.240 do programa, a última de testes –o sistema não deve ter mudanças significativas até o lançamento.

Antes da avaliação, uma recordação: em 2012, com o Windows 8, a Microsoft propôs um sistema operacional voltado para o que foi batizado por Steve Jobs, da Apple, como "era pós-PC". Nesse novo mundo, as telas respondem ao toque, tudo roda em dispositivos móveis como smartphones e os astros são os apps.

Então, a Área de Trabalho tradicional foi escondida, como se fosse um aplicativo qualquer. E recursos clássicos, como o menu Iniciar, presentes desde 1995, foram removidos por supostamente estarem caindo em desuso.

Foi um fracasso. O Windows 8 não levou a Microsoft para o "mundo pós-PC" e contribuiu para a queda nas vendas de PCs. O sistema está em 90% dos computadores no mundo.

Segundo dados da consultoria Gartner, a comercialização dessas máquinas está em declínio desde 2012 e vai cair mais 4% neste ano, para 303 milhões de unidades.

Linha do tempo do Windows

PASSO ATRÁS

Para tentar arrumar o programa, a Microsoft promoveu o retorno do menu Iniciar. Ele virou ponto central da experiência com o Windows 10. É um passo atrás que funciona.

Primeiro, ficou mais fácil encontrar qualquer coisa dentro do sistema. Apps e programas mais usados, ferramentas (organizadas em ordem alfabética), configurações e o Explorador de Arquivos ficaram mais à mão.

No Windows 8, até abrir o Bloco de Notas era tarefa trabalhosa, exigindo um passeio pela tela inicial até encontrá-lo escondido num bolo que exibia todos os apps.

No novo programa, se não encontrar o que procura, há uma ferramenta de buscas ao lado do botão Iniciar. Ela procura tanto dentro da máquina quanto na web e funcionou quase sempre com precisão.

Aliás, "ela" tem nome: chama-se Cortana. A assistente pessoal por voz, rival da Siri, do iPhone, ainda não está disponível em português, mas sua versão em inglês foi bem nos testes. Ela abre programas, marca horários na agenda e faz buscas também dentro da máquina e na internet. É integrada ao Bing e ao novo navegador, Microsoft Edge.

Voltando ao menu Iniciar, é nele também que ficam abrigados os apps em estilo de caixinha lançados com o Windows 8. Eles exibem informação em tempo real, o que pode ser relevante antes de o usuário começar a fazer alguma coisa no computador.

Dependendo dos aplicativos que você acrescentar ao menu, é possível ler manchetes de notícias, ter acesso ao placar de jogos ou ver quem mandou e-mails. Em vez de ser o ponto de partida de quem iniciar a máquina, como era com o Windows 8, eles agora são só uma opção.

Há, porém, alguns problemas. Cortana não se dá bem em ambientes com barulho, com música ao fundo, por exemplo. E o novo navegador Edge deixou o PC lento com apenas 20 abas abertas.

VEREDICTO

Vale a pena baixar, mas é bom aguardar alguns dias até a resolução dos primeiros "bugs". No PC testado pela Folha, os drivers de áudio foram para o espaço e precisaram ser reinstalados.

Se você não gostar, terá um mês para voltar para o 7 ou o 8. O caminho está lá no menu Configurações.

Editoria de Arte/Folhapress


Endereço da página:

Links no texto: