Folha de S. Paulo


Capital do Canadá é cidade mais popular em rede social de infidelidade

Um em cada cinco habitantes de Ottawa, a capital do Canadá, disse ter se inscrito no site para adultérios Ashley Madison, fazendo de uma das capitais mais frias do mundo uma das mais quentes para relações extraconjugais -e também uma das mais vulneráveis para brechas de privacidade após hackers terem marcado o site como alvo.

Piratas virtuais ameaçaram, na segunda-feira (20), vazar informações sobre cartões de crédito, fotos nuas, fantasias sexuais e nomes reais de 37 milhões de clientes do Ashley Madison no mundo todo.

Jim Young/Reuters
A temperatura subiu em Ottawa
A temperatura subiu em Ottawa

A mantenedora canadense do site, a Avid Life Media, disse que tinha tornado o site seguro e estava trabalhando com a polícia e a Justiça canadense para rastrear as pessoas responsáveis pelo ataque.

Na terça-feira (21), a rede social de infidelidade anunciou ter suspendido a taxa de US$ 19 (cerca de R$ 60) para usuários que quisessem deletar suas contas após o ataque dos hackers.

Há 189.810 usuários do Ashley Madison em Ottawa, uma cidade com população de aproximadamente 883 mil pessoas. É a capital número 1 para "namoradores" no Canadá e potencialmente a com maior número de clientes per capita do mundo, de acordo com dados anteriormente publicados pela empresa sediada em Toronto.

Segundo a polícia e fontes de agências de inteligência, o ataque hacker ao Ashley Madison pode ter sido um trabalho interno, e a Avid Life também disse que está convencida de que os piratas virtuais estiveram conectados anteriormente à companhia.

Assim, os hackers podem ter motivação ideológica e não comercial. Eles se referiram aos clientes do site como "traidores desprezíveis que não merecem nenhuma discrição" e podem não estar interessados em chantageá-los, ao contrário do que aconteceria no caso do envolvimento de uma organização criminosa.


Endereço da página:

Links no texto: