Folha de S. Paulo


Número de fanáticos por smartphones cresce 59% em um ano, diz estudo

Há 280 milhões de fanáticos em smartphones no mundo, é o que constatou um estudo da Flurry, empresa do Yahoo! especializada em análise de aplicativos.

O levantamento considerou como fanático uma pessoa que abre aplicativos mais de 60 vezes por dia. Em 2014, eram 176 milhões, número que cresceu 59% no intervalo de um ano.

O índice foi maior que o aumento na quantidade de smartphones em circulação, que passou de 1,3 bilhão para 1,8 bilhão neste ano. Uma dilatação, portanto, de 38%.

Os superusuários, que acessam os apps de 16 a 60 vezes por dia, cresceram 34%. Saíram de 440 milhões, no ano passado, para 590 milhões.

Justin Sullivan/Getty Images/AFP
Aplicativos de mensagem são os mais populares
Aplicativos de mensagem são os mais populares

Quem abre aplicativos menos de 16 vezes por dia é considerado um usuário normal pelo estudo. Eram 784 milhões em 2014. Neste ano, somam 985 milhões, um crescimento de 26%.

O trabalho da Flurry também mostrou quais são os tipos de apps mais populares. Os de mensagem instantânea e de redes sociais aparecem na liderança.

Assim, um fanático em internet usa ferramentas como WhatsApp e Facebook 6,5 vezes mais que o usuário comum.

Curiosamente, programas destinados à produtividade no trabalho e utilitários aparecem no segundo lugar. Nesse quesito também entram aplicativos que alteram o teclado do celular e o navegador de internet. Neles, o uso por um fanático é 427% maior que o usuário comum.

Games, aplicativos para finanças e noticiosos completam o ranking.

No começo do mês, uma pesquisa do Datafolha mostrou que os jovens entre 16 e 24 anos no Brasil passam nove horas por dia conectados à internet.


Endereço da página:

Links no texto: