Folha de S. Paulo


Apps usam sensores do celulares para monitorar vida sexual de usuários

O filme "Moneyball" conta a história real de um time de beisebol que decide contratar jogadores baseando-se apenas nas estatísticas. O método levou a equipe à fase final da liga americana, revolucionou o esporte e foi adotado por boa parte dos rivais.

Aplicativos prometem fazer o mesmo com o prazer. A partir de estatísticas colhidas durante os atos sexuais, os apps pretendem ajudar usuários a melhorar sua performance na cama .

Trata-se de uma espécie de evolução dos rastreadores de atividades físicas, em voga por causa dos aplicativos de corrida, das pulseiras que monitoram as atividades dos usuários e, mais recentemente, de aparelhos como o Apple Watch –o produto avisa o usuário quando ele está muito tempo sentado.

Elder Galvão
Ilustração sobre apps que monitoram vida sexual dos usuários
Ilustração sobre apps que monitoram vida sexual dos usuários

Um dos aplicativos sexuais é o americano Lovely, ainda em desenvolvimento. Com um anel colocado em volta do pênis, o sistema capta dados como duração, velocidade e calorias queimadas durante sexo e os transmite via bluetooth para o celular.

"Tive a ideia logo depois do sexo, porque queria saber quantas calorias havia queimado. Como não encontrei nada que as medisse, resolvi criá-lo. O Lovely cresceu, e as calorias são só um dos critérios", disse à Folha Jakub Konik, o fundador da empresa.

Para calcular o gasto calórico, o app considera idade, gênero e peso do usuário e do parceiro –e ainda se torna uma espécie de "Kama Sutra tecnológico", sugerindo posições com base nos hábitos registrados.

Para custear a fabricação, Konik criou uma campanha de financiamento coletivo on-line com o objetivo de arrecadar US$ 95 mil até a última quarta-feira (8). Depois de atingir cerca de US$ 40 mil (41% do total), o prazo foi estendido por mais 25 dias.

O fundador afirma que a ferramenta será produzida mesmo se o financiamento coletivo falhar. As primeiras unidades serão enviadas em maio de 2016.

NÃO DURMA SEM ELE

Outro aplicativo que recolhe dados sexuais é o Spreadsheets, exclusivo para iOS, que tem 13,5 mil usuários no mundo e 2.300 no Brasil.

Ao contrário do Lovely, o usuário não precisa de um anel peniano, já que o próprio iPhone coleta as informações pelo microfone e pelo acelerômetro (sensor de movimento). É preciso acionar o app no início da relação e depois ver em um gráfico os resultados obtidos.

De acordo com Danny Wax, cofundador do app, o tempo médio dos atos sexuais de brasileiros em 2015 é 3 minutos e 35 segundos.

Na instalação, o usuário deve selecionar o tipo de colchão no qual costuma fazer sexo. Depois, é preciso deixar o aparelho em cima da cama e pular para calibrar o sensor.

Esse mercado oferece outras opções, para diferentes sistemas operacionais e até para desktop –como é o caso do Nipple, em que o próprio usuário cadastra os dados (veja exemplos nesta página).

Há quem prefira soluções mais simples. "Eu gostei do SexTrack, mas ele era muito lento no meu celular. O Nipple era um pouco incômodo com todas as suas opções. Não encontrei nada que superasse a simplicidade do Google Calendar", diz o americano Arthur (nome fictício).

Ele diz que colocou no calendário virtual todas relações que teve em 2014, pois desejava comparar a vida extraconjugal com a rotina sexual que mantinha com a mulher. Acabou verificando que estava se divertindo mais fora de casa.

Elder Galvão
Alguns dos aplicativos são acompanhados por anel peniano
Alguns dos aplicativos são acompanhados por anel peniano e outros objetos

CONHEÇA OS APPS

SexTrack
Também recolhe dados com o iPhone posicionado na cama, incluindo calorias queimadas. Faz gráficos com o histórico das relações.

Spreadsheets
Aplicativo para iOS, recolhe dados com o celular, que deve ser colocado na cama durante a transa. Mede duração, quantidade de movimentos e barulho emitido em decibéis.

Nipple
Disponível para desktop, pode ser acessado no site (nipple.io). O usuário marca itens como local, o que praticou durante o sexo, número de orgasmos e qual a avaliação.

Lovely
Promete colher dados com a ajuda de sensores em um anel peniano e enviá-los por bluetooth para o smartphone. O app, ainda em desenvolvimento para Android e iOS, usa o histórico para sugerir novas posições entre 120 opções. Outro protótipo, chamado Sexfit, tem funções similares.

SexFit
Protótipo de anel peniano parecido com o do Lovely, mas fabricado por um sexshop inglês. Tem opção de estimulante sexual por vibração.

Geeksme
É o projeto de um relógio inteligente, similar ao Apple Watch, com uma das funções destinadas a medir as relações sexuais. O aplicativo precisa ser ligado e desligado manualmente antes e depois do ato.


Endereço da página:

Links no texto: