Folha de S. Paulo


Apple permite baixar versão de testes do novo sistema do iPhone; veja como

A Apple começou a permitir que usuários baixem a versão de testes do novo sistema operacional iOS 9, destinado a iPhones e iPads –é a primeira vez que a companhia dá essa possibilidade a consumidores finais.

O sistema OS X El Capitan, para computadores Mac, também pode ser obtidos para testes.

Divulgação
O iPad passará a permitir o uso de múltiplas janelas no iOS 9.
O iPad passará a permitir o uso de múltiplas janelas no iOS 9.

Com essa estratégia, a Apple quer que os usuários ajudem a identificar problemas nos sistemas antes do lançamento oficial dos programas –no caso do iOS, previsto para setembro, provavelmente ao mesmo tempo que a nova geração de iPhones. O iOS 9 será compatível com iPhones a partir do 4S, iPads a partir do 2 e a quinta geração do iPod Touch.

Para fazer o download, é preciso acessar o site beta.apple.com, entrar com sua identificação (ID) nos sistemas da Apple e aceitar fazer parte do programa.

É preciso ter em mente, entretanto, que essa é uma versão de testes, altamente sujeita a erros, problemas de compatibilidade com apps e efeitos na bateria. No caso do iOS 8, mesmo o programa final apresentou uma série de falhas.

A Apple sugere que os usuários façam backup dos arquivos antes de instalar o programa e que preferencialmente o façam em um aparelho secundário, não no de uso principal.

O QUE TEM

Entre as novidades do iOS estão algumas melhorias na assistente virtual Siri, que passará a dar sugestões ao usuário com base em mensagens recebidas pelo smartphone. Por exemplo, ao chegar um e-mail com um pedido feito pelo interlocutor ("pode comprar pão?"), a Siri pode automaticamente sugerir um lembrete.

Também é possível que a assistente virtual exiba o endereço e o telefone do restaurante, além de um app para fazer a reserva, depois de a pessoa ter recebido um convite para jantar.

O iOS tem também um novo aplicativo de notícias, chamado News. Além da função de "seguir" determinada publicação, a ferramenta tem notícias recomendadas conforme as preferências inseridas pelo usuário e as definidas por um algoritmo conforme o histórico de leitura.

Outra novidade é a possibilidade de usar múltiplas janelas no iPad, algo anteriormente introduzido em tablets com Android e no Surface, da Microsoft. Será possível, dessa maneira, alternar entre os apps de Facebook e Twitter sem deixar o Gmail, por exemplo.


Endereço da página:

Links no texto: