Folha de S. Paulo


Emojis ajudam crianças a falar sobre situações de abuso

Divulgação
Os
Os "Abused Emojis" criados por uma ONG sueca para ajudar crianças a falar sobre situações de abuso

Uma ONG sueca criou uma coleção de emojis -aquelas figurinhas divertidas usadas em aplicativos como o WhatsApp- para auxiliar crianças a se expressarem sobre temas difíceis como abuso sexual e violência.

As figurinhas são parecidos com as que já conhecemos, mas estão tristes, com os olhos roxos ou ao lado de pais bravos com taças de vinho e copos de cerveja.

"Nós conversamos com centenas de crianças todos os dias por e-mail, chat e telefone e soubemos que muitas têm dificuldade de colocar em palavras seus problemas", disse Silvia Ernhagen, diretora de comunicação da ONG Bris, uma linha de ajuda nacional que dá suporte a crianças e adolescentes de até 18 anos.

Segundo Ernhagen, os problemas variam desde dificuldades para se enturmar a "histórias de quebrar o coração sobre violência, abuso sexual, bullying e pensamentos sobre suicídio".

Divulgação
Um emoji com olho roxo mostrando que a criança foi machucada
Um emoji com olho roxo mostrando que a criança foi machucada

Os "Abused Emojis" (emojis abusados, em tradução livre) foram desenvolvidos baseados nas figurinhas da Apple e, por enquanto, só estão disponíveis para o sistema iOS. A previsão é que, em algumas semanas, seja lançada a versão para o sistema Android.

Segundo a Bris, a resposta aos emojis tem sido positiva. No dia seguinte ao lançamento, em 20 de maio deste ano, o aplicativo das figurinhas era o terceiro mais baixado da AppStore da Suécia. E, desde então, já foram feitos 60 mil downloads, cerca de 34 mil deles fora do país de origem.


Endereço da página: