Folha de S. Paulo


Microsoft e Nasa testarão uso de realidade virtual por astronautas

Nasa
Engenheiros testam o projeto Sidekick no jato Weightless Wonder C9, da Nasa
Engenheiros testam o projeto Sidekick no jato Weightless Wonder C9, da Nasa

Astronautas da Estação Espacial Internacional usarão o HoloLens, óculos de realidade aumentada e realidade virtual da Microsoft. A Nasa e a companhia anunciaram hoje (25) que duas unidades do aparelho serão enviadas ao espaço no próximo domingo (28).

O HoloLens será utilizado de duas maneiras pelos astronautas. Em um deles, uma janela holográfica do Skype aparecerá no campo de visão, permitindo a comunicação entre o astronauta e técnicos na Terra durante tarefas complexas.

ISS

O segundo modo combinará imagens holográficas com objetos reais com os quais os astronautas estiverem interagindo. A Nasa acredita que o aparelho reduzirá o tempo de treinamento na realização de diferentes processos.

Para garantir que não terá problemas de funcionamento, o HoloLens já foi testado na Terra para situações de gravidade zero.

Essa não é a primeira parceria entre Nasa e Microsoft para a utilização do HoloLens. Em janeiro, durante o anúncios dos óculos, foi demonstrado um projeto que usava as imagens do robô Curiosity para criar um ambiente virtual de Marte, que permitia pesquisadores na Terra explorar o planeta vermelho.


Endereço da página: