Folha de S. Paulo


Gol de pênalti foi o mais difícil da minha vida, diz Pelé em feira de games

Kevork Djansezian/Reuters
Pelé e David Rutter, vice-presidente da EA, durante evento para promover o game 'Fifa 16
Pelé e David Rutter, vice-presidente da EA, durante evento para promover o game 'Fifa 16'

Pelé subiu ao palco durante alguns minutos para participar de uma demonstração da desenvolvedora Electronic Arts em Los Angeles nesta segunda (15) sobre o game "Fifa 16, que será lançado no fim deste ano.

Logo antes de falar, ao lado de David Rutter, executivo responsável pelo game, o ex-jogador figurou em um vídeo em que fala sobre sua história no esporte. "Fiz mais de mil gols, fui o único a ganhar três Copas, votado atleta do século. Meu legado? Ser o homem que criou mais momentos de beleza [em campo] que qualquer outro", narra, em inglês, na peça.

"Será essa beleza algum dia igualada? Veremos."

Pelé na E3

Apresentado pelo britânico Rutter, seu "entrevistador" durante o evento de marketing, como o maior jogador de todos os tempos, Pelé falou sobre ter jogado em Nova York no fim de sua carreira.

Em anedota, o mineiro de Três Corações disse que sempre confrontava, em conversas, locais que diziam que o futebol americano era um esporte belo. "Não, eu dizia, 'soccer' [também conhecido como 'association football'] é que é um jogo bonito."

Para o "rei", o gol mais difícil marcado na carreira não envolveu uma bicicleta ou dribles, mas sim de pênalti –o milésimo, marcado em 1969, no Maracanã, dada a expectativa das pessoas. "Foi o momento mais difícil da minha vida. Eu coloquei a bola na marca e pensei: 'Meu Deus, não posso errar".

Depois de contar sobre sua experiência como um jovem jogador, durante a Copa de 1958, que ajudou a conquistar, Pelé deixou o palco sob aplausos em pé dos milhares de aficionados por videogame presentes.

O trailer do jogo, que terá como principais mudanças um guia para ensinar novos jogadores e equipes femininas, também ganhou narração, em inglês, da lenda futebolística (veja abaixo).

Pelé na E3

"Fifa 16", que leva o nome da organização de futebol hoje profundamente envolvida em investigações de corrupção, não foi o único título discutido pela EA na conferência de imprensa, que antecede a abertura ao público da feira E3, mais importante do setor. "Need for Speed", "Star Wars" e "Mass Effect" também fizeram parte da conferência.

O principal concorrente da série é o "Pro Evolution Soccer", da Konami, cuja nova versão também está sendo demonstrada durante a Electronic Entertainment Expo.

O repórter viajou a convite da Microsoft


Endereço da página:

Links no texto: