Folha de S. Paulo


Após reclamações, Apple inclui menstruação em app de saúde

Apresentado na última segunda (8), o iOS 9, nova geração do sistema operacional móvel da Apple, terá um aplicativo especial para o público feminino, focado na saúde sexual e reprodutiva.

Lançado no ano passado, o HealthKit é um pacote de recursos que coleta informações sobre alimentação, batimento cardíaco e atividade física de usuários do iOS com o objetivo de ajudá-los a controlar a saúde.

Uma das reclamações de mulheres que acessam o sistema, entretanto, era a falta de um sistema que um sistema que também armazenasse dados sobre a menstruação. Essa ausência decepcionou usuárias do iPhone. O telefone da Apple faz sucesso com o público feminino, que esperava mais atenção da marca.

Reprodução/Apple
Craig Federighi, executivo da Apple, apresenta nova versão do Health Kit, que agora traz dados sobre menstruação
Craig Federighi, executivo da Apple, apresenta nova versão do Health Kit, que agora traz dados sobre menstruação

Com o aplicativo de saúde, as mulheres poderão acompanhar e registrar datas dos ciclos menstruais, testes de ovulação e qualidade do muco cervical. Além disso, será possível manter controle da vida sexual, com data e hora das relações (se ela usou algum tipo de proteção ou não).

Por padrão, as informações serão privadas, mas, se quiser, o usuário poderá compartilhar as informações com o médico, por exemplo.

Enquanto a Apple não criava o recurso, apps de terceiros com funcionalidades parecidas, como o Period Tracker, faziam sucesso na App Store. Fora do Brasil, dispositivos específicos para monitorar a saúde sexual também estão à venda, como Bellabeat e o Glow.

Mas as interessadas ainda terão que esperar. Ainda não há data para que o iOS 9 chegue aos aparelhos –historicamente, o download de novas versões do iOS fica disponível entre setembro e outubro .


Endereço da página:

Links no texto: